O Tribunal de justiça do Maranhão (TJMA) realizou na noite dessa quinta-feira (1º) uma grande ação de combate às drogas. Com o tema “Drogas, nem pensar”, o ato marcou a nova fase do Judiciário maranhense, voltado para o enfrentamento das problemáticas sociais.
Como parte da ação, uma equipe de servidores realizou uma passeata dentro do parque de exposições. Durante a caminhada, a equipe distribuiu fitas e adesivos da campanha de combate às drogas, além de convidar as famílias e crianças presentes ao local para uma apresentação teatral.
O espetáculo teatral “O Casamento de Dona Baratinha” atraiu cerca de cem crianças e familiares que tiveram contato, por meio de uma abordagem leve, com os malefícios trazidos pelas drogas. A atração, que será reapresentada no sábado, constituiu-se em uma opção de lazer para os frequentadores da Expoema.
Para o espectador Marcelo Moreira, pai de Daniel, de 5 anos, a proposta do Judiciário é importante, pois procura despertar desde cedo um ponto de vista crítico nos jovens. “Esse é o papel que a Justiça tem que exercer. Nossas crianças precisam de mais ações como esta. O Tribunal acertou, pois hoje é importante despertar os jovens para os problemas do cotidiano”, disse Moreira.
Nessa sexta-feira (2), a partir das 17h, o foco da ação social foi a promoção da campanha de adoção. Durante a mobilização, que também contou com a abordagem dos visitantes, especialistas tiraram dúvidas sobre todo o procedimento legal a ser seguido para a adoção.
A ação social na Expoema segue até o dia 7 de setembro e ainda terá a promoção das campanhas de justiça juvenil restaurativa, enfrentamento à violência, ouvidoria e paz no trânsito. Os serviços de orientação, informação processual e direitos do consumidor também continuam disponíveis até essa data. (Fernando Coelho-Asscom)