Pelo terceiro mês consecutivo, a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) registrou um aumento no número de abertura de empresa no estado. De acordo com levantamento da autarquia, o crescimento no trimestre foi 4,5% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. Com esse resultado, a tendência de alta verificada em 2015 se manteve nos três primeiros meses de 2016. 
De acordo com os números da Jucema, no mês de março foram abertos 2.540 novos negócios no Maranhão e 2.086 em fevereiro. Em janeiro foram 2.276 novas empresas registradas no estado. A tendência de crescimento já vinha sendo verificada em 2015 quando no primeiro trimestre foram abertos 6.600 novos empreendimentos contra 6.275 em igual período de 2014. Em 2016 o acumulado alcançou o montante de 6.902 novas empresas registradas no Maranhão nos três primeiros meses do ano. 
O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, comemora o resultado alcançado, pois apesar da conjuntura econômica desfavorável os maranhenses estão endo a abertura do próprio negócio como uma opção de renda. Acrescente-se a isso, as políticas de incentivo aos novos negócios adotados pelo  governo Flávio Dino que vem dando mais segurança para quem quer empreender. Ele cita como exemplo as medidas de desburocratização para o registro mercantil com a implantação do ‘Empresa Fácil’. 
Segundo Sombra, a plataforma permite abrir, alterar ou dar baixa em um único ambiente virtual. Além disso, a Jucema intensifica o trabalho de adesão dos municípios maranhenses à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim). Atualmente, 54 municípios já estão interligados.