Presidente da Jucema, Sérgio Sombra, com outros representantes estaduais de juntas comerciais

O Governo do Maranhão, por meio da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), deu mais um passo rumo ao processo de desburocratização empresarial. Um convênio de cooperação técnica firmado com a Junta Comercial do Estado de Tocantins (Jucetins) vai proporcionar intercâmbio tecnológico para acelerar o processo de digitalização dos arquivos do órgão maranhense.

A celebração da parceria aconteceu em Palmas, com a presença do presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra, e o presidente da Jucetins, Carlos Alberto Dias de Moraes, durante a abertura do 2º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj), promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej).
O convênio garantirá à Jucema acesso ao sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), software que permite gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar, eletronicamente, informações existentes em documentos físicos. Com o Sistema GED, os usuários podem acessar documentos digitalizados, de forma ágil e segura, via web ou por meio de uma intranet corporativa.
Segundo Sérgio Sombra, a ideia do órgão é avançar no projeto de modernização, oferecer agilidade aos interessados em iniciar um negócio, além de racionalizar os custos operacionais.
“A digitalização do acervo está incluída no programa de modernização da Jucema. Isso representa maior agilidade no trâmite de documentos, bem como acesso às imagens do banco de dados da autarquia de forma on-line. A partir da utilização desse software, o trabalho no órgão será mais dinâmico e seguro. Assim, o Empresa Fácil ganha mais um reforço e o estado e empresários, ganham em tempo e agilidade nos negócios”, endossou o presidente Sérgio Sombra.

Enaj
Com o tema ‘Desburocratizar para fluir, simplificar para crescer’, o 2º Encontro Nacional de Juntas Comerciais (Enaj) 2015 reuniu, em Palmas, representantes das Juntas Comerciais de todo o país, além de autoridades federais e estaduais.
A Jucema foi representada pelo presidente da autarquia, Sérgio Sombra; pela gestora da Redesim no Maranhão, Carolina Cavalcante; e pelo chefe da Procuradoria, Ivaldo Prado.
O objetivo foi discutir o registro empresarial, os avanços e desafios enfrentados pelas Juntas Comerciais do país, além das demandas e soluções para regulamentar e padronizar o registro empresarial nacional.