O presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra; o coordenador da RedeSim, Ted Wilson; e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, se reuniram esta semana para tratar do avanço da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no âmbito do órgão estadual.
A Sema já está integrada ao sistema permitindo a emissão de Declaração de Isenção de Ambiental diretamente do portal da Empresa Fácil. A intenção é avançar na implantação dos módulos de dispensa de licenciamento ambiental, licenciamento simplificado e licenciamento ordinário para implantação e operação de empreendimentos em conformidade com as normas ambientais.
“O importante é avançar mais para facilitar a vida dos empreendedores. Junto à Jucema vamos estudar a forma para adequar o sistema a essa nova etapa da integração da RedeSim e trabalhar com mais agilidade nos processos de registro mercantil”, explicou o titular da Sema, Marcelo Coelho.
Atualmente fazem parte da RedeSim a Junta Comercial, o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Receita Federal, Secretaria de Habitação e Urbanismo e a Secretária da Fazenda. A integração de todos os órgãos tem como objetivo unificar o cadastro empresarial e facilitar as informações aos órgãos fiscalizadores.
O presidente da Jucema, Sérgio Sombra, falou sobre a integração do novo órgão à rede nacional. “Com a integração do Meio Ambiente, a Redesim completa dessa forma todos os órgãos ligados ao licenciamento do estado, assim os usuários poderão, por meio da ferramenta, licenciar seus empreendimentos de baixo risco sem precisar se dirigir aos órgãos, uma vez que a Junta Comercial é o órgão integrador”.
Atualmente, a RedeSim está presente em 58 municípios beneficiando mais de 215 mil empresas, o que representa 77,4% da densidade empresarial do estado.
Comentários