Secretária adjunta da Sedihc, Agenilma Gomes, destacou, na solenidade de formatura, relevância da ação para os jovens

São Luís - Vinte e nove adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas atendidos pela Fundação da Criança e dos Adolescentes do Maranhão (Funac) e pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social receberam nessa quinta-feira (26) o certificado do curso de Instalador Hidráulico, com vista à atuação na área de construção civil. A solenidade de entrega dos certificados foi realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em São Luís.
Presentes a presidente da Funac, Floripes de Maria Silva; a secretária-adjunta da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), Agenilma Gomes; o diretor-geral da PGJ, Luiz Gonzaga Martins; e o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (Senai/MA), Germano Soeiro, entre outras autoridades.
A capacitação, realizada na sede da Funac, ofereceu duas turmas, nos períodos matutino e vespertino com carga horária de 100 horas. Os participantes foram encaminhados pela Unidade de Internação Centro da Juventude Esperança (CJE), Unidade de Semiliberdade Centro da Juventude Nova Jerusalém (CJNJ), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Entre os direitos garantidos aos jovens e previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), está a questão do direito à profissionalização. Este momento aqui é a culminância de uma parceria entre o Governo do Estado, o Município e o Senai”, destacou a presidente da Funac.
Os adolescentes e jovens, alguns maiores de idade, beneficiados cumprem medidas socioeducativas tanto as de meio aberto, liberdade assistida, prestação de serviço à comunidade, quanto as de privação de liberdade. A partir de uma parceria com o Instituto Tecnológico do Maranhão (Ifma), a Funac deve iniciar mais quatros cursos voltados para a clientela assistida pelo órgão. Os cursos atendem às áreas apresentadas pelos próprios jovens e adolescentes.
Para Cleonides Nascimento, a conclusão do curso representa um novo momento para sua vida. “Esse certificado abre as portas para o mercado de trabalho e nos garante uma nova visão da vida. Agora, percebi a importância da qualificação e daqui a pouco meses vou concluir outro curso, o de auxiliar administrativo”, ressaltou.
Antônio José Lima, que também recebeu o certificado do curso de Instalador Hidráulico, afirmou que esse é um momento de alegria não só para ele, mas para todos os colegas concludentes. “Estou confiante, pois agora estou qualificado para um trabalho”, disse.
A secretária-adjunta da Sedihc, Agenilma Gomes, salientou a importância da qualificação dos jovens e adolescentes para que eles possam ter novas oportunidades de ressocialização após o cumprimento das medidas socioeducativas. “Uma ação como essa contribui para a ampliação do universo desses jovens, refletindo em sua vida como um todo e garantindo a eles e suas famílias melhores condições de vida”, destacou. (Elizete Silva)