Açailândia - Kaique Pereira e Eduardo Mota, além da escolha pelo curso técnico, têm em comum o mesmo local de trabalho. Os dois jovens que concluíram o curso Técnico em Eletromecânica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA) e já estão atuando no mercado de trabalho, dão rosto a milhares de jovens que optam pela carreira profissional. Na noite da última terça-feira (20), juntamente com os demais colegas, participaram da cerimônia de formatura realizada pela entidade do Sistema FIEMA, nos cursos técnicos em Mecânica, Eletromecânica e Informática, na cidade de Açailândia.
"Terminei o curso técnico, passei pelo estágio e dez dias depois fui contratado. Passei seis meses como trainee, depois atuei como operador e hoje sou assistente técnico do coordenador de eletromecânica. Passar pelo SENAI fez toda diferença na minha vida e, sem dúvida, na minha carreira profissional", conta Kaique Pereira, de 23 anos.
Eduardo Mota, 21 , que também conquistou uma vaga no mercado de trabalho, comemora. "Passei neste seletivo, porém ainda não tinha 17 anos completos e este ano tentei novamente. Saí do emprego para fazer o curso e assim que concluí, fui efetivado por uma das empresas parceiras".
Com duração de dois anos, os cursos técnicos são frutos de uma parceria com as empresas Gusa Nordeste, Viena Siderúrgica e Molifer, que visam a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Segundo o diretor regional do SENAI, Marco Moura, a iniciativa busca profissionalizar mão de obra para o desenvolvimento da região. "Em todo o Estado, temos contribuído para melhoria de vida das pessoas e neste ano, em que fazemos 65 anos de história no Maranhão, temos investido para alavancar o desenvolvimento, a economia e principalmente a qualificação da mão de obra para a indústria".
Para Sandro Marques Raposo, diretor de Operações e Manutenção do grupo Gusa Nordeste, a capacitação contribui positivamente para o mercado local. "Estamos felizes em contribuir junto ao SENAI para melhorar a qualidade técnica dos jovens de Açailândia, e essa parceria com a instituição é de grande valia por oferecerem formação técnica com as inovações tecnológicas do mercado".
A solenidade foi prestigiada pelo diretor regional do SENAI, Marco Moura, o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luís Lima, que na oportunidade esteve representando o presidente da Federação, Edilson Baldez, a gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira, o diretor da Gusa Nordeste, Sandro Marques Raposo, o representante da Viena, José Gonçalves, além dos familiares dos formandos. (Assessoria)
Publicado em Regional na Edição Nº 16093
Comentários