O secretário de Educação de João Lisboa, professor Davison Sormanni Almeida, recebeu a visita do gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Carlos Henrique Cibella, e disse que a reunião para discutir a implantação dos programas foi bastante proveitosa.
A partir de agora, o município de João Lisboa terá os programas do Instituto Ayrton Senna, que para Davison Sormanni são soluções educacionais e que ajudam a combater os principais problemas da educação pública do País.
Davison Sormanni disse que esses programas contemplam três grandes áreas: educação formal, educação complementar e educação e tecnologia. "João Lisboa terá, a partir de agora, os programas Se Liga, Acelera Brasil, Circuito Campeão e Gestão Nota Dez, que são atendidos pelo Instituto Airton Senna e já funcionam em vários municípios do País.
Durante o encontro, Carlos Henrique Cibella fez uma explanação de como será o trabalho e as metas que poderão ser alcançadas pelos estudantes do município, afirmando que serão atendidos alunos da sede e zona rural.
A chegada do Instituto Ayrton Sena em João Lisboa conta com a parceria da empresa Metso, financiadora de projetos sociais. Calos Henrique Cibella lembrou ainda que na região o Instituto Airton Sena também tem parceria da Suzano Papel e Celulose.
O secretário disse que a determinação do prefeito Jairo Madeira é para que seja dado todo suporte necessário no sentido de que o município possa atender a um maior número de estudantes. "É dessa forma que outros projetos vão vir para o município e que certamente irão contribuir com a educação da cidade".
Além do gerente de projetos do Instituto Ayrton Senna, Carlos Henrique Cibella, participaram da reunião o representante da empresa Metso, Artur Ferraz, e os secretários municipais Vilson Vieira (Administração), Carlene Brandão (Gabinete) e Evilásio Seledor (secretário de Governo).
Na reunião ficou definido que nos próximos dias será iniciada a capacitação dos gestores que ocuparão os cargos de supervisor e coordenador do programa.
"Os gestores educacionais e os professores irão receber capacitação e uma equipe irá acompanhar o passo a passo dos programas para que qualquer problema possa ser resolvido durante o processo sem comprometer o aprendizado do aluno. Quero ressaltar também que os pais serão mobilizados a participar da formação de seus filhos", garantiu Davison Sormanni.
O prefeito Jairo Madeira disse que os programas oferecem subsídios para que a criança e o jovem possam desenvolver seus potenciais. Por isso, trabalham as competências pessoais, cognitivas, relacionais e produtivas.

Semana pedagógica
O secretário Davison Sormanni confirmou para esta segunda-feira, 25, às 19h, na Escola Estadual Roseana Sarney, o início da semana pedagógica, onde gestores e coordenadores irão discutir o planejamento do ano letivo.
É importante ressaltar, ainda, que todo o material da Semana Pedagógica deve ser discutido coletivamente, relacionando as questões apresentadas ao contexto das unidades escolares do município de João Lisboa.
Orientamos que todo o trabalho não deverá ser apenas um cumprimento de tarefas, mas uma análise crítica com proposta de ações coerentes com o Projeto Político-Pedagógico e com a real necessidade apresentada.
A semana pedagógica terá ainda uma vasta programação. Após a solenidade de abertura, a banda Norte Sul (Projeto Mais Educação) fará uma apresentação para os gestores e educadores.
A partir das 21h do mesmo dia, acontece a primeira palestra, com o tema "O profissional que sou: Uma construção individual". O evento, que começa no dia 25, termina em 28 de fevereiro com o Planejamento Escolar. (Assessoria)

Abaixo segue a programação de abertura do evento

PROGRAMAÇÃO
25/02/2013
19h: Abertura
20h30 - Apresentação da Banda Norte Sul- Projeto Mais Educação
21h - PALESTRA - Tema: "O profissional que sou: uma construção individual"
21h40 - Apresentação e distribuição do Cronograma da Jornada Pedagógica pela Coordenação Pedagógica