Divulgação

Todos os municípios do país têm até dezembro de 2022 para a entrega do Plano de Saneamento Básico, requisito para que possam continuar tendo acesso a recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Regional para obras e ações voltadas ao setor. 
No Maranhão, João Lisboa se destaca por cumprir o prazo com larga antecedência e fará a entrega do Plano na Câmara Municipal de Vereadores na próxima quarta (11), às 8h. 
Nesta quinta-feira (5) o Prefeito Jairo Madeira, o Secretário de Governo Vilson Soares, o Secretário de Meio Ambiente professor Gilmar Dias e a Bióloga Nayraline Moreira participaram de reunião para últimos alinhamentos da entrega do Plano, resultado da parceria entre Prefeitura de João Lisboa, Universidade Federal Fluminense - RJ e Governo Federal, por meio da FUNASA.  
Plano de Saneamento Básico - Abrange quatro grandes áreas: serviços de água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais urbanas. O Plano deve garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e situações como enchentes, falta de água e poluição. 
"A elaboração do nosso Plano foi um trabalho conjunto realizado com parcerias importantes como a FUNASA e a Universidade Fluminense. A participação popular é importante durante a apresentação deste documento, que ainda poderá receber contribuições e alterações, assim teremos o melhor diagnóstico e diretrizes para o desenvolvimento de João Lisboa", convida o prefeito Jairo Madeira. (ASCOM)