Hemerson Pinto
A Vila Emiliano não faz mais homenagem ao ex-prefeito da cidade de João Lisboa. Agora é Vila São Francisco. Da mesma forma, o estádio ‘Cafeteirão’, recém-reinaugurado e que fazia homenagem ao ex-governador do estado Epitácio Cafeteira, passou a ser estádio ‘Tomezão’. Nas mudanças até o pai do governador Flávio Dino perdeu a vila que o homenageava. A vila que se chamava Sálvio Dino agora virou Vila Gameleira, fazendo referência ao antigo apelido da vizinha cidade de Imperatriz.
A decisão foi do atual prefeito, Jairo Madeira, em obediência a Lei Federal 6.454, de 1977, que proíbe ‘batizar’ espaços ou prédio públicos com nomes de pessoas vivas. O ‘Tomezão’, novo apelido do estádio municipal, é homenagem ao ex-policial militar da reserva, o Tomé, que comandava o posto policial do povoado Bom Lugar. Ele foi morto a tiros há seis anos na Avenida Industrial, no centro de João Lisboa.
Uma nova fachada do estádio deve ser colocada nos próximos dias, assim como uma nova placa com as informações relacionadas ao processo de reforma e reinauguração. Com as mudanças dos nomes das vilas, os moradores agora esperam uma atitude da gestão municipal no sentido de ver nos bairros a chegada de serviços de infraestrutura e saneamento básico.
Comentários