O prefeito Jairo Madeira, em companhia de vereadores, secretários e assessores, participou do lançamento do Projeto Parceiros da Paz e da Campanha de Prevenção às Drogas, no Salão do Júri, Fórum de Justiça Nicolau Dino. A campanha é realizada pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, em parceria com os municípios. Estiveram presentes membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, autoridades dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, Polícia Civil, Militar e Rodoviária, Ordem dos Advogados, autoridades religiosas e toda a sociedade civil organizada. O objetivo da campanha é conscientizar a todos o quão é importante a participação de cada um nesse processo de combate às drogas.
Para a juíza de Direito Dra. Emanuela Vieira dos Santos Faria Ribeiro, da Comarca de João Lisboa, a questão das drogas precisa ser tratada como forma de prevenção e, por isso, a participação de toda a sociedade é importante. Ainda segundo a magistrada, a grande maioria dos crimes tem uma ligação com as drogas e afeta não só os adolescentes, mas, principalmente, os familiares, que sofrem com a situação. "Precisamos sair de trás dos processos e tentar trabalhar a prevenção desse mal que destrói a vida de milhares de jovens e adolescentes. E, por isso, esse projeto visa principalmente trabalhar nas escolas, dando ênfase maior aos alunos. As crianças e adolescentes que são pessoas em formação", observou. Disse, ainda, que o assunto precisa ser tratado como uma questão de saúde pública e, para que a campanha tenha resultados satisfatórios, é preciso que as pessoas abracem essa causa de maneira voluntária.
O prefeito Jairo Madeira usou a palavra agradecendo primeiramente aos membros do Comitê Estadual de Combate às Drogas por trazer esse projeto de suma importância para o município de João Lisboa. Enfatizou que a questão das drogas é uma realidade no meio de todas as camadas sociais e que precisa ser combatida pela raiz, antes que cresça ainda mais. "De todos os males que afetam a sociedade, com certeza as drogas são um dos piores. E o nosso município padece desse mal tão terrível que escraviza centenas de jovens e quem sofre com tudo isso é a família. Dos crimes que acontecem em nossa cidade, infelizmente, muitos têm ligação com as drogas", observou Jairo, acrescentando que o município de João Lisboa está à disposição e que o seu governo estará junto ao Ministério Público no Projeto de Combate às Drogas em João Lisboa.
Publicado em Regional na Edição Nº 15863
Comentários