Na manhã de ontem as atividades da Semana de Mobilização da Saúde nas Escolas em João Lisboa se concentraram na escola Nicolau Dino, no bairro Mutirão, onde segundo a coordenadora da Atenção Básica do Município, Carla Rocha, teve início no dia 11 e encerram-se nesta sexta-feira, 15.
As atividades no município vão atingir escolas da zona urbana e rural, numa parceira entre as secretarias de Educação e Saúde do município. Em todo Brasil serão investidos mais de R$ 120 milhões.
Todos os alunos das instituições de ensino selecionados estão passando por avaliação oftalmológica (triagem de acuidade visual) e avaliação antropométrica (avaliação nutricional com verificação de Índice de Massa Corporal – IMC, peso e medida). Além disso, é verificada sua situação vacinal, avaliada a saúde bucal e são prestadas orientações sobre alimentação saudável, estímulo a práticas corporais e atividades físicas, entre outras.
A Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013 foi lançada na última segunda-feira, 11 de março, pelo Ministério da Saúde – MS, e visa principalmente à prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular.
A estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) que é desenvolvido em conjunto com o Ministério da Educação e que, segundo o secretário de Educação do Município, Davison Sormani, visa além da mobilização, sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento pleno do educando.
De acordo com Carla Rocha, Coordenadora da Atenção Básica do Município de João Lisboa, as ações vão permitir a identificação e tratamento das necessidades primárias dos estudantes. “Com a implantação do Programa Saúde na Escola – PSE, os alunos que por ventura tiverem algum problema detectado nas avaliações, poderão ser encaminhados aos profissionais de saúde especializados para tratamento e correção das patologias”, disse professora Francisca Ramalho.
“Essa aproximação da secretaria de saúde com a educação será muito importante para nosso desenvolvimento aqui na escola, estou muito feliz”, disse Arthur Pereira Lima dos Santos Vale, aluno do 6º ano, da escola Nicolau Dino. (Assessoria)
Comentários