João Lisboa - O prefeito Jairo Madeira ficou bastante emocionado quando da oficialização do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC). Na abertura do evento, o gestor fez questão de afirmar que, antes de ser prefeito, era responsável pela aplicação de uma boa educação na sala de aula.
Com uma longa experiência em sala de aula, Jairo Madeira confirmou seu compromisso em continuar ajudando na educação de jovens e adultos em seu município e entende que uma boa educação começa exatamente na menor idade e que, agora gestor, está pronto ajudar a melhorar a educação do seu município.
Jairo Madeira disse que na história educacional do Brasil foi constatada a dura realidade de que muitas crianças têm concluído sua escolarização sem estar plenamente alfabetizado. Assim, o Pacto surge como uma luta para garantir o direito de alfabetização plena às crianças até o 3º ano do ciclo de alfabetização.
Jairo Madeira destacou ainda o empenho da SEMED - Secretaria Municipal de Educação do Município por intermédio do secretário Davison Sormanne, que não mediu esforços para que o município confirmasse sua participação junto ao MEC.
Em sua fala, Sormanne garantiu que sua equipe trabalhou contra o tempo, mas que no fim valeu todo esforço da gestão em aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, uma vez que o município estava fora do Pacto.
Em João Lisboa, segundo o secretário de Educação, o programa será coordenado pela professora Nalva Rodrigues e que o Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizadas pelo Ministério da Educação.
Diante da adesão ao Pacto, o município de João Lisboa vai assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade. “Ao final do 3º ano do ensino fundamental, o nosso compromisso é que essas crianças estejam preparadas, ou seja, já saibam, ler, escrever e interpretar”, disso Jairo Madeira.
Nalva Nogueira disse que três professores foram treinados e irão capacitar os demais na alfabetização de todas as crianças da rede municipal de ensino em língua portuguesa e em matemática, e que espera também que o Estado possa estar colaborando para o sucesso do projeto.
De acordo com informações do MEC, o programa está em 23 estados. Além de João Lisboa, 3.948 municípios aderiram ao Pacto.
Nalva Nogueira disse que o município já está provendo articulações entre as unidades e que cada plano escolar será discutido nas unidades, junto aos educadores e à participação da família.
Progressão continuada
“Vamos trabalhar com toda determinação possível para garantir a progressão continuada e que os meninos e meninas possam ter garantidos seus direitos de aprendizagem (conhecimentos, capacidades e habilidades) nessa fase escolar”, disse o secretário.
“O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizadas pelo MEC, e o município não poderia ficar fora de um projeto tão importante na educação”, comentou Davison Sormanne.
Comentários