O Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), cumpriu mais uma etapa do Programa de Regularização Fundiária. Nesta fase foram concedidos 166 títulos individuais de posse da terra, abrangendo uma área de 10.317 hectares, a trabalhadores rurais do município Itaipava do Grajaú, distante 600 quilômetros de São Luís. A área titulada faz parte do assentamento Itaipava e a maioria dos títulos tem em média 40 hectares.
A secretária de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Conceição Andrade, e o presidente do Iterma, Carlos Alberto Galvão mais uma vez, deram continuidade à programação estabelecida pelo Instituto de Terra para todas as regiões do Maranhão. Recentemente, os municípios de Barreirinhas, Cedral, Bom Jardim, Humberto de Campos, Turiaçu e Presidente Juscelino foram contemplados com distribuição de títulos de posse da terra.
A cerimônia de entrega dos títulos em Itaipava do Grajaú foi realizada, na quarta-feira (9), na região central da cidade. Reuniu os trabalhadores rurais beneficiados, familiares e autoridades como o prefeito José Maria Torres; o secretário de estado de Articulação Institucional, Rodrigo Comerciário; o diretor de Recursos Fundiários de Iterma, Luiz Augusto Martins; o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Joel Nunes; o presidente da Agerp-MA, Jorge Fortes; os secretários municipais, Eduardo Torres e João Afonso; o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador João Dentista; e o superintendente estadual da Comissão Nacional de Direitos Humanos, Pastor Pires Sampaio.
“O título de posse é a maior aspiração do pequeno trabalhador rural que não tem terra para trabalhar. Estamos aqui consolidando os compromissos assumidos pela governadora Roseana Sarney com os trabalhadores rurais da região”, afirmou a secretária Conceição Andrade. A secretária, ainda, sugeriu uma parceria com o sindicato rural, informando que enviará uma equipe da Agerp, para uma reunião com os trabalhadores rurais, visando a implantação de projetos produtivos para desenvolver a agropecuária regional.
O presidente do Iterma, Carlos Galvão, em tom de despedida do órgão em que esteve à frente por mais de dois anos, declarou que espera que esse trabalho, que é reconhecido em todo o Maranhão, possa continuar no mesmo ritmo na próxima administração. “Sempre trabalhamos com muita dificuldade, mas com o apoio e dedicação dos técnicos do Iterma superamos todas as metas. Agradeço o apoio da governadora e da secretária Conceição Andrade”, disse.
O prefeito José Maria muito emocionado fez uma rápida homenagem ao deputado federal Luciano Moreira, falecido há cinco meses. Ele fez questão de agradecer o empenho da equipe do Iterma que trabalhou intensamente naquele município. “Todas as vezes que estive no Iterma fui bem recebido pelo Dr. Galvão e a regularização fundiária deste município foi feita com eficiência e no período previsto”, concluiu.
O trabalhador rural Mauro dos Santos Sousa, que recebeu o título de domínio nº 005549, não conseguia disfarçar tanta alegria ao receber o seu título de proprietário do imóvel rural denominado Fazenda Sousa, Gleba São Pedro dos Cacetes, com uma área de 26 hectares, localizado no povoado Maxixe.
Muito feliz na solenidade era o presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadores rurais, Joel da Silva Nunes, com o seu título nº 05550. “Sempre acreditei no trabalho do Iterma e graças a governadora Roseana Sarney, agora deixo de ser posseiro e sou proprietário da minha terra”, declarou.
Uma segunda etapa de entrega de títulos na região já está em andamento, e nos próximos dias os mesmos serão assinados pela governadora do estado. (Marcos Caminha)
Comentários