O apoio a projetos culturais e esportivos, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e Cultura, coloca a Cemar como uma das empresas que mais promove inclusão social, incentivando e apoiando o desenvolvimento do Maranhão.
Fazendo uma retrospectiva dessa parceria de sucesso, em 2015 a Cemar apoiou 20 projetos culturais como: Festival de Jazz e Blues (São Luís e Barreirinhas), Turnê Andarilho Parador (dos músicos maranhenses Nosly e Djalma Chaves), Aprendendo Música, Trilhas e Tons (do músico Wilson Zara), que estimularam a promoção da cultura maranhense.
Já na área do esporte foram 16 projetos contemplados, que incentivaram ainda mais o desenvolvimento, valorização e a prática do esporte no Maranhão, como os atletas patrocinados da natação Frederico Castro e Júlia Nina, a Copa Interestadual de Basquete em Cadeira de Rodas, o Projeto Judô do Jaracaty e o piloto Marcelo Medeiros (Rally dos Sertões).
Olhando projeto a projeto, dá para ver o quanto o incentivo a estes projetos tem papel primordial para desenvolver, incluir e envolver as pessoas. E isso tudo só foi possível graças a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e Cultura, que possibilitou à Cemar repassar cerca de 35 milhões de reais desde 2012, quando a Companhia começou a patrocinar projetos por meio da Lei Estadual de Incentivo.
Com o apoio a esses projetos, a Companhia deseja contribuir para o desenvolvimento do Maranhão, possibilitando que instituições desenvolvam novas atividades, aprimorem os serviços oferecidos às comunidades e os maranhenses estejam cada vez mais envolvidos para alavancar o potencial que o Estado tem.
“A Cemar mostra mais uma vez de forma transparente seu lado social, para assim garantir desenvolvimento social para todo o Maranhão. Investir em esporte e cultura é proporcionar esta transformação”, afirmou o Gerente de Comunicação e Marketing da Companhia, Carlos Hubert.

Saiba como funciona a Lei de Incentivo ao Esporte e Cultura
Os interessados na obtenção dos Certificados de Mérito Esportivo ou Cultural deverão apresentar seus projetos na Secretaria de Estado do Esporte e Lazer - SEDEL, ou na Secretaria de Estado da Cultura.
Após aprovado, o projeto receberá um certificado atestando aptidão para captação de recursos junto às empresas arrecadadoras de ICMS (www.sefaz.ma.gov.br). Com este certificado em mãos, pode entrar em contato com as empresas e aguardar o retorno destas. A Cemar realiza anualmente uma seleção de projetos por meio de edital, onde os projetos inscritos são avaliados por uma comissão interna da Companhia. (Assessoria de Imprensa da Cemar)