Detentos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do município de Davinópolis concluíram, na última quinta-feira (27), o curso de instalador hidráulico, promovido em parceria com a Prefeitura e apoio da iniciativa privada. Os 25 contemplados foram 12 do regime fechado e 13 provisórios. O curso, que corresponde às ações da XVI Semana do Encarcerado, terminou na tarde da última sexta-feira (28).
Com o objetivo de preparar os custodiados para o mercado de trabalho, o curso ocorreu durante 13 dias, de segunda a sexta, em 8 horas por dia. As aulas, com carga horária de mais de 100 horas/aula, foram divididas em duas partes, sendo a primeira teórica e depois a parte prática.
De acordo com a diretora do estabelecimento prisional de Davinópolis, Cleonice de Sousa Ferreira, todos os cursos já oferecidos contribuem para a manutenção da unidade, pois a mão de obra prisional formada é aproveitada.
“Os internos trabalham na ampliação e reforma da unidade, o que ajuda a eliminar o ócio, garante que eles coloquem em prática o que aprenderam e que a unidade fique fisicamente estruturada”, relatou.
Com o término do curso, os detentos já estão devidamente capacitados para desenvolver competências relativas à execução e manutenção das instalações hidrossanitárias em edificações, bem como executar instalações de água fria, água quente e esgoto e realizar pequenos reparos na tubulação e aparelhos de utilização.
Além do curso de instalador hidráulico, os internos da UPR de Davinópolis fizeram o curso de pedreiro e está previsto, para o próximo mês, o curso de acabamento em argamassa. Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Comentários