Agentes de Trânsito do Detran e da SMTT durante a fiscalização da Lei Seca na Avenida Litorânea

O governo do Estado tem intensificado as Operações Lei Seca no Maranhão. Nesse fim de semana, a operação Lei Seca realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran - MA) teve como principal alvo o público frequentador das praias de São Luís. No domingo (26), a fiscalização ocorreu das 15h às 21h, na Avenida Litorânea, na saída da Praia de São Marcos, em frente à Praça do Pescador.
Cerca de 120 condutores foram abordados, entre motoristas e motociclistas. Todos foram convidados a fazer o teste do bafômetro, e do total, 10 pessoas foram autuadas por dirigir sob efeito de álcool. Três pessoas foram flagradas por meio do teste com uma quantidade de álcool superior ao limite da lei e cinco se recusaram a fazer o exame. Nos dois casos, os condutores terão que responder processo administrativo por infração à Lei Seca.
O tenente Viana, da Companhia Militar Rodoviária (CPRVd Ind.), comandou a operação, que contou com a estrutura de apoio da Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA e reforço dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Para o tenente, as fiscalizações da lei seca feitas têm gerado um bom resultado porque seguem diretriz do governo Flávio Dino no sentido de intensificar as ações de educação para o trânsito e redução de acidentes no estado. “As pessoas estão mais conscientes, aplicamos centenas de testes em uma única blitz, a recusa para soprar o bafômetro diminuiu muito”.
A Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA desenvolveu algumas atividades durante a operação deste domingo, como a distribuição de material educativo sobre a Lei Seca e uma ação que envolveu dezenas de motoristas, convidados a posar com placas de apoio ao uso do teste do bafômetro.
O estudante Vitor Guilherme fez questão de posar com uma das placas da campanha. Ele passou a manhã de domingo na praia e mesmo em um momento de lazer optou por não consumir bebidas alcoólicas por estar dirigindo. “A sociedade deve abraçar campanhas por um trânsito mais seguro. Para mim, a Lei Seca é uma importante ferramenta na redução dos acidentes”, comentou o estudante.
O médico Leonardo Carvalho também posou com uma placa. Ele reconhece na fiscalização uma maneira de reduzir a quantidade de vítimas da violência no trânsito. “Muita gente ainda precisa ser conscientizada, os hospitais vivem lotados de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, muitos provocados por pessoas embriagadas ao volante”, destacou.