De acordo com o Censo de Educação Superior realizado em 2010, em um universo de 6,3 milhões de universitários matriculados, apenas 16.328 são identificados como pessoas com deficiência. Desse total, mais de 10 mil estão na rede privada. Seja na rede pública ou particular, um dos fatores fundamentais para garantir o direito à educação de qualidade a esses indivíduos é a existência de acessibilidade em todas as instituições de ensino.
Também com esse objetivo, a recente Lei 13.146/15, chamada de Lei de Inclusão, traz avanços significativos, estabelecendo uma série de recomendações quanto à estrutura física e pedagógica para possibilitar o ingresso e permanência de estudantes com deficiência em todos os níveis de escolaridade.
Universidade Acessível - Como forma de reconhecimento pela estrutura totalmente adaptada para a recepção e inclusão dessa parcela da sociedade, a Universidade Ceuma, campus Imperatriz, recebeu nessa segunda-feira (5), Dia da Acessibilidade, um certificado afirmando que a instituição está de acordo com o que é estabelecido pela Lei de Inclusão. O documento foi entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Comissão da Pessoa com Deficiência, que realizou visitas ao prédio da universidade durante o mês de novembro.