Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2014 para pleitear uma vaga em uma Instituição de Ensino Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), já podem inscrever-se no site  HYPERLINK “http://sisu.mec.gov.br/” \n _blanksisu.mec.gov.br. As inscrições serão realizadas até as 23h59 do dia 22, quinta-feira, e o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26. Já as matrículas acontecerão nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro, conforme o Edital Nº 10/2015 - Proen.

Houve alteração quanto ao processo de inscrição no SiSU, que terá agora apenas uma chamada, diferente das outras edições que disponibilizavam duas chamadas e as demais somente pela lista de espera. Como de costume, o candidato pode ter duas opções de curso, sendo que a primeira é a prioritária.
Uma vez no ambiente do SiSU, o candidato acessa o site, com o número de inscrição e senha e faz a escolha pelo dois cursos. Assim que o sistema fechar ele fará o cálculo das pontuações dos candidatos inscritos. No dia do resultado, se o candidato já for chamado para a primeira opção de curso, ele não poderá participar da lista de espera, uma vez que a primeira opção de curso é tida como prioritária. Mas, se o candidato for classificado para a segunda opção, ele ainda pode pleitear, por meio da lista de espera que abre no dia 26, para a primeira escolha de curso.
Por exemplo, o candidato A escolheu, em sua primeira opção, Ciência da Computação e, na segunda, Matemática. No dia 23, o sistema fechará e fará a seleção dos candidatos. No dia 26, ao acessar o resultado, o candidato A verificou que havia sido selecionado para efetuar a matrícula no dia 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. Assim, não será possível que este candidato participe da lista de espera para tentar matemática (segunda opção).
Outra possibilidade é o candidato B, que escolheu, em sua primeira opção, História Bacharelado e, na segunda, Letras-Inglês. Divulgado o resultado, o candidato verificou que não foi chamado para a opção 1, uma vez que sua pontuação estava inferior às demais, então, o sistema automaticamente tentou pela opção 2, que garantiu uma pontuação melhor e foi possível obter sua classificação. Porém, se este candidato ainda quiser tentar História, ele pode se inscrever no dia 26, na lista de espera para tentar uma vaga no primeiro semestre.
Uma última alternativa é o candidato C escolher como primeira opção Serviço Social e, em segunda, Turismo, e não ser selecionado para nenhuma das duas. Ele ainda pode se inscrever na lista de espera, mas somente para a primeira opção do curso. Se classificado, poderá se matricular normalmente seguindo as normas do edital específico da lista de espera disponibilizado no site da UFMA.
Neste primeiro semestre, serão oferecidas 2.388 vagas distribuídas em cinco campi (Bacabal, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís) e com uma novidade. Foram acrescidos mais três cursos: Letras – Português, em Bacabal; Licenciatura em Educação Física, em Pinheiro; e Bacharelado em Educação Física, em São Luís.
A pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão, Isabel Ibarra Cabrera, explica que o candidato que fez o Enem 2014 poderá participar novamente do Sisu, no segundo semestre, seguindo o mesmo processo. Ela adianta que o número de vagas ofertadas pela Universidade no segundo semestre de 2015 será maior que neste semestre.