A maior premiação científica do Norte/Nordeste, o Prêmio Fapema 2011, já está com inscrições abertas. Estão sendo convocados alunos do ensino médio, graduados, mestres, doutores, pesquisadores, comunicadores, inventores e responsáveis por empresas inovadoras, assim como pessoas que tenham contribuído para preservação dos bens materiais e “saberes populares”, a apresentar suas propostas ao endereço eletrônico www.fapema.br/premio até o dia 28 de agosto.
Em 2011, o Prêmio Fapema traz o tema “São Luís 400 anos: Revisitando o Passado e Construindo o Futuro”, tema escolhido com 39% em votação no portal da Fundação.
A sétima edição do Prêmio Fapema traz novidades com a inclusão da nova categoria para premiação, Empresa Inovadora, e também a modalidade Vídeo/Filme, da categoria Divulgação Científica, única que deverá, obrigatoriamente, ter trabalhos baseados no tema.
Para a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rosane Guerra, o prêmio é incentivo e reconhecimento a talentos maranhenses. “Queremos estimular a divulgação científica e tecnológica em nosso Estado e, para isso, iremos escolher os trabalhos mais inovadores e importantes para o desenvolvimento da ciência e tecnologia “, declarou.
De acordo com edital 026/2011, as premiações em dinheiro, que somam R$ 150 mil, serão distribuídas em nove categorias: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.