Professores de escolas públicas e das instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino, já podem se inscrever para participar da 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). As inscrições irão até o dia 31 de maio no endereço eletrônico: http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/
O prêmio é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras com o objetivo de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
O docente pode se inscrever em uma das seis categorias: Creche - Educação Infantil, Pré-Escola - Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização: 1º, 2º e 3º anos - Anos iniciais do Ensino Fundamental, 4º e 5º anos - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 6º e 9º anos - Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Serão premiados os professores responsáveis pelos melhores relatos de prática pedagógica em cada uma das seis categorias, nos níveis: estadual/distrital (certificados e medalhas); regional (R$ 5.000 e medalhas); nacional (R$ 8.000,00, troféu e viagem em missão de estudo).
Em 2018, se inscreveram para o prêmio 4.040 professores em todo o Brasil. A expectativa é que neste ano haja um aumento nesse número, como afirma a professora Socorro Fortes, da Supervisão de Currículo Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
"Esperamos um aumento significativo no número de professores inscritos com suas melhores práticas pedagógicas para os seus alunos. As devidas premiações, medalhas, troféus, viagens e a participação na programação da TV Escola são parte do estímulo para que se inscrevam, mas o ponto principal é mostrar o que estão fazendo para que os seus estudantes aprendam de verdade", afirmou a professora Socorro Fortes.