São Luís - Os interessados em obter auxílio para participação na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) têm até a segunda-feira (16) para submeter proposta ao edital Apoio a Atividades na SBPC. A chamada pública está aberta na página da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) no endereço www.fapema.br. Estão alocados para o edital recursos financeiros no valor total de R$ 250 mil.
O edital contempla recurso para reembolso da taxa de inscrição no evento, mediante comprovante, e para confecção do pôster. O proponente vinculado a instituições sediadas no interior do estado poderá requerer também auxílio para despesas com transporte, alimentação e hospedagem, no valor máximo de R$ 6 mil.
A SBPC, maior evento científico do país, acontece este ano em São Luís, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no período de 22 a 27 de julho, com o apoio do Governo do Estado. “O objetivo do edital é apoiar a participação de professores, alunos e pesquisadores, vinculados às instituições de ensino ou pesquisa, sediadas no Maranhão, no evento que deve reunir cerca de 20 mil pessoas”, ressaltou a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.
As propostas deverão ser encaminhadas por um pesquisador que solicitará o auxílio para alunos ou grupos de alunos do ensino médio ou da graduação. Professores de ensino médio, pesquisadores e alunos de pós-graduação stricto sensu poderão solicitar individualmente o auxílio. Terão prioridade as propostas que incluírem maior número de alunos com trabalhos inscritos no evento.

Inclusão social

O tema da SBPC deste ano é “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, encerrando a questão da inclusão social e abrindo espaço para incorporação da questão em eventos. A reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.
A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). (Elizete Lima)