Fiscalização foi iniciada na semana passada em lojas e supermercados da capital

Os itens consumidos durante o período da Páscoa, como os tradicionais ovos de chocolate, bombons, pescados e mariscos previamente embalados, estão sendo fiscalizados pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) através da Operação Páscoa.
A ação foi iniciada na semana passada e tem o objetivo de garantir o direito do consumidor, evitando lesão no ato da compra com produtos sem o selo do Inmetro ou abaixo do peso informado nas embalagens. As análises estão sendo feitas em laboratórios do Inmeq-MA.
“Esta é uma operação realizada no âmbito nacional pelo Inmetro. Como aumenta o consumo destes produtos durante o período da Páscoa, intensificamos a fiscalização no comércio com o objetivo de proteger o consumidor”, explica o diretor técnico do Inmeq-MA, Zois Gantizias.
As equipes estão recolhendo, em lojas de departamentos e supermercados, amostras de produtos pré-medidos variados como pescados (postas, filés, moluscos), camarão, sururu, óleo comestível e outros, além dos ovos de Páscoa e dos bombons de chocolates a fim de checar a fidelidade das indicações de peso e volume descritos nas embalagens.
No caso dos ovos de Páscoa, o Inmeq-MA analisa se o peso está de acordo com o descrito na embalagem. Quando o ovo é acompanhado de brindes como brinquedo, este último deve conter o selo do Inmetro.