O mutirão do glaucoma amplia a assistência à população realizando os atendimentos próximo das pessoas

Serviços de prevenção e tratamento do glaucoma são oferecidos pelo Governo do Estado. Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão ocular, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual. Quando não tratado, pode levar à cegueira. Com o objetivo de intensificar a busca ativa e prevenção, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza o Mutirão do Glaucoma em 20 municípios das regiões de Balsas e Pinheiro.
Nesta quinta-feira (19), as equipes médicas do Mutirão do Glaucoma atenderão em Feira Nova do Maranhão, pela manhã, e Balsas, pela tarde. Nessa quarta-feira (18), os atendimentos começaram por Carolina e Riachão.
"O mutirão do glaucoma amplia a assistência à população realizando os atendimentos próximo das pessoas. É uma estratégia que busca prevenir, tratar e acompanhar o paciente, garantindo total cuidados com a saúde ocular", ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
A ação será realizada também em Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Formosa da Serra Negra, Nova Colinas, São Pedro dos Crentes, Fortaleza dos Nogueiras, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, São Félix de Balsas, Apicum-Açu, Bacuri, Serrano do Maranhão, Cururupu, Porto Rico do Maranhão e Guimarães.

Atendimentos
O mutirão realiza consultas e exames específicos para detecção do glaucoma, bem como de outras patologias da visão, como catarata. Para os casos positivos, é feita distribuição de medicação gratuita. Durante a ação, também é feito o acompanhamento dos casos diagnosticados em edições anteriores.
Ao se apresentar para consulta, o paciente precisa levar cópia de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.
Segundo especialistas e autoridades de saúde, a melhor maneira de prevenir o glaucoma é consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Mesmo sendo uma doença crônica e sem cura, o glaucoma é tratado com o uso de colírios, que controlam a pressão intraocular e impedem o avanço da doença.
Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos devem estar ainda mais atentos, devendo procurar o mutirão para consulta.

Atendimento Mutirão do Glaucoma

Quarta-feira (18) MANHÃ: Carolina - Hospital Municipal de Carolina / TARDE: Riachão - Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Monte Sinal (Praça do Chafariz)
Quinta-feira (19) MANHÃ: Feira Nova do Maranhão - Unidade Mista Luso Rocha / TARDE: Balsas - Hospital Regional de Balsas
Sexta-feira (20) MANHÃ: Alto Parnaíba - Hospital Municipal de Alto Parnaíba / Apicum-Açu - Unidade Mista Nossa Senhora de Fátima / TARDE: Tasso Fragoso - Estratégia de Saúde da Família / Bacuri - Centro de Saúde Irmã Clara
Sábado (21) MANHÃ: Formosa da Serra Negra - Colégio Antônio Manuel / Serrano do MA - Hospital Municipal Neredes Rodrigues / TARDE: Nova Colinas - Posto de Saúde Cândida da Silva Rego / Cururupu - Secretaria Municipal de Saúde
Domingo (22) MANHÃ: São Pedro dos Crentes - Centro de Saúde Maria Libânia / Porto Rico do Maranhão - Unidade Mista de Porto Rico/Hospital / TARDE: Fortaleza dos Nogueiras - Unidade de Saúde José Novato / Guimarães - UBS Bom Samaritano
Segunda-feira (23) MANHÃ: Sambaíba - Unidade de Saúde Josefa Brito / TARDE: São Raimundo das Mangabeiras - UBS Alice Farias
Terça-feira (24) MANHÃ: Loreto - Secretaria Municipal de Saúde / TARDE: São Félix de Balsas - UBS José Piauí