Pesquisadores de todo o Brasil e de outros países se reúnem até esta quinta-feira (29) em São Luís para discutir as novas perspectivas para o ensino acadêmico. O assunto é o foco da primeira edição do Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior, aberto na terça-feira (27) e organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Já na abertura, realizada no Rio Poty Hotel, os palestrantes destacaram o sucesso da iniciativa, que conta com mais de 1.200 participantes nos três dias, além de mais de 200 inscritos com trabalhos submetidos e, ainda, a importância do Maranhão ter sido o estado brasileiro a sediar o simpósio, num momento de crise econômica e cortes nos orçamentos para o Ensino Superior em todo o país.
"A Uema sente-se honrada de poder sediar esse simpósio e os números superaram todas as nossas expectativas. É uma ocasião muito feliz perceber que, num momento em que o país caminha sob sombras com cortes orçamentários para o Ensino Superior, a Uema organiza um evento e chama para si essa responsabilidade da reflexão", afirmou o reitor da universidade, o professor Gustavo Pereira.
Já o secretário de Ciência e Tecnologia, Johnatan Almada, aproveitou a ocasião para relembrar o montante dos recursos investidos no Ensino Superior, acima de R$ 40 milhões em três anos, a nova configuração voltada para o desenvolvimento regional, como a criação da Uema Sul e, os fundos de fomento e incentivo.
"A realização deste evento aqui comprova que o Maranhão vive um novo momento na Educação Superior. Nunca antes tivemos intervenções estruturais para melhoria de todos os campi do estado. Tivemos edital de R$ 1 milhão apenas para a melhoria dos laboratórios da Uema; e hoje a Fapema, ligada à Secti, é a principal agência de fomento à pesquisa do Maranhão, superando os recursos repassados pela Capes e pelo CNPQ", afirmou.
Pesquisadores Nacionais e Internacionais
Promovido pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o simpósio reúne pesquisadores nacionais e internacionais que debatem a inovação em suas múltiplas dimensões.
É a primeira vez que esse simpósio é realizado no Maranhão. O apoio da Uema é por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).
Comentários