O sonho de resgatar e imortalizar o patrimônio histórico-cultural da cidade de Carolina foi concretizado. Ontem à tarde, o prefeito Ubiratan Jucá, o secretário executivo da Associação Carolina Via Verde, Rodolfo Fortes, e o gerente Local do CESTE (Consórcio Estreito Energia), João Rezek, descerraram a placa de inauguração do Museu Histórico de Carolina, obra construída com recursos do CESTE para preservar a memória do município. “O museu vai fortalecer o orgulho da cidade e nós poderemos dizer: eu sou carolinense!”, destacou Rodolfo Fortes. “Nossa população poderá, enfim, conhecer sua própria história”, comemorou.
O Gerente Local do CESTE, João Rezek, fez questão de ressaltar a importância do museu para o município. “São obras como essa que ajudam a manter viva a história de uma cidade e até transformá-la”, comentou, acrescentando que o CESTE se sente lisonjeado em contribuir com a execução do projeto. “Carolina tem uma história muito bonita, que precisa ser recontada e apresentada a seus moradores e a turistas”.
O prefeito Ubiratan Jucá afirmou que o museu vai prestar justa homenagem aos carolinenses que ajudaram a transformar a cidade no berço da cultura tocantina e polo do turismo da região. “Apesar da nossa rica história, não tínhamos uma referência”, salientou. “Agradeço ao CESTE pelo apoio a essa obra tão importante para Carolina”.
O Museu Histórico está localizado na rua Diógenes Gonçalves, número 373, no centro da cidade, ao lado do antigo Colégio Divina Providência. A casa escolhida para abrigar o novo espaço foi totalmente reformada e a intenção da diretoria do Museu é ocupar os cômodos com fatos históricos importantes, como fotos da presença da Coluna Prestes em 1925 na cidade, objetos que relembrem a importância dos educandários na formação educacional dos estudantes, instrumentos musicais das bandas escolares, painéis com o hino, a bandeira, o brasão e o nome de todos os prefeitos do município, além de exemplares de jornais, revistas e livros de autores carolinenses.
Publicado em Regional na Edição Nº 14998
Comentários