Os empresários do município de João Lisboa contam, desde o dia 11 de abril, com uma Sala do Empreendedor, espaço que tem como objetivo desburocratizar e facilitar os processos referentes a formalização e demais atividades empresariais, em uma promoção da prefeitura municipal, em parceria com o Sebrae. O espaço visa fomentar ainda mais o empreendedorismo local, junto aos empresários de micro e pequenas empresas (MPEs), e microempreendedores individuais (MEIs).
A Sala, que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, contará com dois Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), designados pelo prefeito Jairo Madeira de Coimbra. Funcionará na Secretaria de Agricultura, Produção e Meio Ambiente, e também será mais um ponto de atendimento do Sebrae, que assiste o município de João Lisboa, através da Unidade Regional de Imperatriz. Outros cinco municípios da área de abrangência da Regional, já dispõem da Sala; como Porto Franco, Imperatriz, Estreito, Senador La Rocque e Campestre.
Nas Salas do Empreendedor, os microempreendedores individuais (MEIs), empresários e quem deseja tornar-se empreendedor dispõem de um espaço para cadastros, aberturas e fechamento de empresas; obtém informações empresariais e econômicas de seu município, além de participarem de capacitações realizadas pelos parceiros institucionais, que trabalham diretamente com as atividades empreendedoras.
O espaço é um dos indicadores da Implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.
As Salas estão previstas na Lei Geral das Microempresas e demais empresas de Pequeno Porte, que se constituem de quatro requisitos comprobatórios, para o Sebrae, referentes a implementação da legislação, que objetiva criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios.
“A criação deste espaço demonstra compromisso e responsabilidade de trabalhar em benefício do empreendedorismo local, que disponibiliza agora uma Sala do Empreendedor pra facilitar o acesso dos empresários de João Lisboa, que dispõe de 312 MEIs e 180 empresas formalizadas. O Sebrae tem atuado junto à prefeitura, que tem acolhido a instituição, para realização de ações, ajudando a fortalecer os setores da economia e intensificar o surgimento de mais empresas”, ressaltou o superintendente no Sebrae Maranhão, João Martins, em seu discurso na solenidade de inauguração.
Na ocasião, João Martins também parabenizou o prefeito Jairo Madeira pela conquista na 9ª edição do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, vencedor na categoria Inclusão produtiva com Segurança Sanitária.
O prefeito agradeceu o constante apoio que o Sebrae tem dado no desenvolvimento econômico da cidade. “Temos procurado incentivar o comércio de João Lisboa, buscando alternativas junto aos parceiros. O Sebrae tem contribuído pra esse desenvolvimento com uma parceria exitosa, junto à Secretaria de Agricultura, melhorando a renda de nossos empreendedores. Fruto disso, hoje 30% da merenda escolar é fornecida pelos produtores rurais locais. Nossos agentes de desenvolvimento designados conhecem o comércio, suas necessidades e orientarão os empresários por meio da Sala do Empreendedor”, afirmou o prefeito Jairo.
Economia local
O município de João Lisboa, que tem população de pouco mais de 23 mil habitantes, tem sua vocação econômica voltada para as atividades da agricultura familiar, agropecuária, serviços e indústria.
A Regional do Sebrae em Imperatriz atua no município por meio do projeto Agronegócio do Leite e Derivados na Região Sul, diretamente ligada à Secretaria de Agricultura do local, atendendo aos produtores rurais locais, por meio de capacitações, consultorias e demais ações, além da prática da metodologia Balde Cheio, executada em parceria também com a Embrapa.
“O município tem tido um resultado positivo, fruto das ações realizadas. Isso mostra um compromisso com o povo e o Sebrae está fazendo parte dessas mobilizações. Acreditamos que, com a Sala, o empreendedor terá mais suporte e isso vai contribuir para o crescimento da economia local e regional”, pontuou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José de Ribamar Morais. (Roseane Cardoso/ Ascom Sebrae)
Comentários