São Luís - A nova sede do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) foi inaugurada na noite de sexta-feira (10), na Avenida São Luís Rei de França, nº 100, bairro Olho d’Água. Participaram da solenidade diversas autoridades, entre as quais os secretários de Estado Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e João Alberto (Programas Especiais).
O Inmeq exerce, no âmbito estadual, por delegação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, produtos pré-medidos e têxteis, veículos transportadores de produtos e cargas perigosas, postos de combustíveis, entre outros.
O presidente do Inmeq, Jones Braga, destacou os avanços conquistados pela entidade e agradeceu o apoio que tem recebido do Governo do Estado e do Inmetro. “Temos obtido avanços consideráveis. Um deles é esta nova sede que proporcionará melhores condições de trabalho aos nossos servidores melhoria que se estenderá aos usuários dos nossos serviços”.
Jones Braga destacou a importância do órgão e o empenho do Governo do Estado em buscar melhorias na prestação de serviços públicos. “O Inmeq é o órgão que zela pela proteção e defesa do consumidor maranhense, exerce, assim, um papel imprescindível nas relações de consumo”, realçou.
Presentes também na solenidade de inauguração, os deputados estaduais César Pires (DEM), e Stênio Rezende (PMDB); representante do Inmetro, Omer Pohlmann Filho, coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal, Qualidade e Tecnologia; o diretor superintendente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB), Krol Jânio Palitot Remígio e José Messias Andrade Junior, diretor do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imep-PI).
Trabalho abrangente - O coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal, Qualidade e Tecnologia, Omer Pohlmann Filho, que na solenidade representou o Inmetro, também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Inmeq em parceria com o Inmetro. “A abrangência das nossas atribuições é muito grande. É um trabalho diário, permanente que deve gerar na sociedade a confiança de que os produtos ou instrumentos em uso ou expostos à venda estão pesando certo estão em conformidade com o que estabelecem as normas metrológicas do país”, declarou.
O secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, disse que a inauguração da nova sede do Inmeq é mais um importante passo na reestruturação do órgão que visa oferecer boas condições de trabalho aos servidores da entidade. “Oferecermos um local de trabalho digno e confortável é uma condição essencial para que os servidores possam desempenhar as atividades com mais eficácia”, declarou. “Tratar bem os servidores públicos que desempenham funções de grande responsabilidade é o primeiro passo para conseguirmos os resultados esperados pela sociedade. É isso que queremos, essa é a determinação da governadora Roseana Sarney”, completou Macedo.
Maranhão rico - O secretário de Estado de Programas Especiais, João Alberto, disse que se sentia feliz por ver o Inmeq adaptando-se às transformações que hora ocorrem no Estado. “O Maranhão é o estado o que mais cresce no nordeste. Não tenho dúvidas de que, em pouco tempo, voltará a ser um estado rico”, declarou referindo-se ao período compreendido entre 1812 a 1823, quando a economia maranhense vivenciou a fase mais próspera da sua história, em função da indústria têxtil.
Motivação - O deputado estadual César Pires disse que a atmosfera de motivação que emanava de cada servidor do Inmeq assegurava a certeza de que a governadora Roseana Sarney havia escolhido a pessoa certa para presidir o órgão. “Jones, hoje não estamos inaugurando apenas um prédio. No dia em que você tomou posse, solenidade na qual tive a felicidade de estar presente, inaugurou-se, na verdade, um novo modelo de gestão”, afiançou. “A governadora está orgulhosa de ver um jovem empreendedor como você, à frente de um órgão que a cada dia aprimora a qualidade dos serviços públicos que ela tanto valoriza e que o órgão busca permanentemente executar com excelência”, destacou Pires.
Publicado em Regional na Edição Nº 14329
Comentários