O prefeito Alex Santos na reunião de acordo salarial

Joãozinho Cézar

São Francisco do Brejão - Na última sexta-feira (19), às 18h, na cidade de Imperatriz, o prefeito do município de São Francisco do Brejão, Alexandre Araújo Santos, o Alex Santos (PV), acompanhado dos advogados Fábio Hernandez e Joanete Santos, se reuniu com o presidente do Sindicato dos Professores de Brejão, Edson Silva Chaves; Josué Oliveira, membro do Sindicato, e as advogadas Moema Neves e Rosa Olivia Moreira. Na ocasião, foi discutido o reajuste salarial dos professores de Brejão e outros servidores da educação do município.
Na contraproposta apresentada pelo Sindicato, a categoria reivindicava 15% de reajuste salarial. O prefeito Alex Santos, sensível com a categoria, já que no primeiro ano de seu mandato (2009) reajustou o salário dos professores em 13%; em 2010, reajustou em 7,5% e em 2011 em 7%, fez uma proposta de reajuste em 8,5%.
Na sexta-feira, quando se reuniram prefeito, Sindicato e advogados de ambas as partes, numa demonstração de pura educação e conhecimento dos problemas do município, o presidente do Sindicato acatou a decisão tomada por sua advogada, Rosa Oliva Moreira, e aceitou a proposta apresentada pelo prefeito Alex Santos em reajustar os salários dos educadores do município em 8,5%. O aumento é tanto para os professores como para outros servidores da educação do município de São Francisco do Brejão, como por exemplo, motoristas.
No término da reunião, o prefeito disse que o Sindicato sempre se confrontou com a prefeitura, mas tinha certeza que, quando o Sindicato e a prefeitura falassem a mesma língua, iriam chegar a um denominador comum, onde tanto prefeito como Sindicato sairiam satisfeitos com a proposta e com o novo reajuste salarial.
Para Edson Silva Chaves, quem ganhou com o acordo, sem dúvida alguma, foram os alunos que estavam sendo prejudicados com os educadores insistindo em não voltar para as salas de aulas. Com o reajuste salarial de 8,5%, hoje os professores e alunos voltaram às salas de aulas e o prefeito vai trabalhar ainda mais para o desenvolvimento da educação do seu município. (Da Assessoria)