Sâo Luís - Por meio do projeto Conexões África-Brasil, da Secretaria de Igualdade Racial (Seir), será realizada uma atividade educativa na Escola Estadual Gonçalves Dias, no Bairro de Fátima. A ação acontece na manhã deste sábado (19), véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, com o objetivo de proporcionar a troca de saberes entre jovens do ensino médio e os estudantes africanos que residem em São Luís.
A atividade terá início com a exibição de vídeo sobre Negro Cosme, líder quilombola da Guerra da Balaiada (1838-1841). O vídeo integra a série “Heróis de Todo Mundo”, lançada esta semana em São Luís pela Fundação Roberto Marinho e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).
Num segundo momento, os estudantes maranhenses e africanos vão assistir a duas aulas de História, coordenadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). O primeiro tema é “A história durante e depois do período colonial nos países Africanos e no Brasil”. Em seguida, a aula apresenta as características do “Processo de Escravatura no Maranhão”.
O projeto Conexões África-Brasil foi iniciado em outubro deste ano, momento no qual foi organizado um almoço para celebrar a parceria da Seir com os universitários africanos. Oriundos do Congo, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Nigéria, eles estão no Brasil fazendo cursos de formação superior, através do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério da Educação.
Juntamente com a Secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, e a equipe técnica da Seir, o grupo de estudantes africanos tem planejado ações focadas na troca de saberes. Além de compreenderem mais sobre a história e cultura do Brasil, eles querem mostrar o cotidiano da juventude na África, de modo a apresentar aos brasileiros toda a diversidade do continente e dos 54 países que o constituem. (Márcio Cruz)
Publicado em Regional na Edição Nº 14255
Comentários