São Luís - Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 já podem consultar a distribuição das 108.552 vagas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso no primeiro semestre de 2012. A ferramenta foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 para unificar o processo de seleção de universidades públicas e permite ao estudante tentar ingressar em diferentes instituições a partir da nota obtida no Enem.
A região Nordeste tem a maior concentração de vagas abertas a estudantes, à frente de Sudeste e Sul, grandes centros populacionais. No geral, o Maranhão ocupa a 11ª colocação entre os Estados brasileiros que mais oferecem vagas aos estudantes.
O IFMA oferece 1.280 vagas, distribuídas em 13 cidades no Estado. Em relação ao ano passado, quando foram oferecidas 1.110 vagas, houve um incremento de 15,31% no número de cadeiras.
O novo curso oferecido é o Bacharelado em Computação, a ser ministrado no Campus Imperatriz (40 vagas). Quatro campi oferecem cursos de graduação pela primeira vez: Bacabal (Química), Caxias (Química e Ciências Biológicas), São Raimundo das Mangabeiras (Biologia) e Timon (Biologia).
Calendário - Os estudantes interessados em concorrer às vagas deverão acessar o Sisu a partir das 0h do dia 7 de janeiro até o dia 12 do mesmo mês. No sistema, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas.
Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer matrícula. As instituições terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrar as matrículas no sistema.
Caso o candidato não se matricule, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima nos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
A segunda chamada sai no dia 26, com matrículas nos dias 30 e 31. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que estará disponível para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro.