Por que precisamos inovar na educação? Este foi o tema principal do Encontro com a Educação realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema FIEMA, na manhã dessa quarta-feira (13), em Imperatriz. A ação que reuniu diretores e coordenadores de escolas discutiu sobre o processo da inovação no ensino e aprendizagem dos alunos e a importância do estágio na formação da carreira profissional.
Para a gerente do IEL, Dayanny Nascimento, o encontro nasce com a necessidade de estreitar laços e apresentar soluções para as entidades presentes. "Essa ação busca mostrar às instituições de ensino que inovação não é um tema distante, pelo contrário, ela está acessível e acontece nas pequenas mudanças. E nós do IEL estamos atentos as oportunidades de inovação, para isso atuamos com serviços de consultoria, capacitação empresarial e como agente integrador de estágio".
Durante a palestra "Educação e Inovação: por que precisamos inovar?", o consultor do IEL e especialista em Comunicação e Inovação, Diego Maciel, destacou que o mundo no qual vivemos se transforma em uma velocidade muito superior a do sistema de educação tradicional. "Ainda vivemos uma educação muito tradicional, sendo que estamos num ambiente completamente diferente, as roupas mudaram, os meios de comunicação mudaram, os carros mudaram. E a educação ainda enfrenta essa dificuldade em mudar, porque não é fácil mudar, mas é necessário".
Diego destacou, ainda, o papel da escola como disseminadora no processo de inovação de ensino. "A inovação é difícil de implantar, porque só 16% da população é proativa e o restante é reativo ou inativo. Quando a gente implanta a inovação precisamos descobrir quem de fato são as pessoas abertas a inovação para então alcançarmos a massa, e aí está a importância da escola como instituição aberta ao conhecimento e considerada como alicerce de qualquer sociedade", ressalta.
Na oportunidade, foram apresentados os serviços e soluções ofertados tanto pelo SENAI como o IEL. O encontro foi finalizado com visita capitaneada pelo gerente do SENAI, Juares Sanches, às instalações da instituição. Proprietária de uma escola na cidade, Miriam Ribeiro avalia que o momento é oportuno por proporcionar um olhar para inovação e novos conhecimentos. "Essa ação foi brilhante por trazer essa discussão que é tão importante para nós como formadores de opinião e destacar também o papel do IEL como agente integrador do estágio, inclusive na nossa escola tivemos vários estagiários que hoje são funcionários brilhantes".
O professor universitário, Renato Cadori, acredita que ações como essa são de extrema necessidade. "Todo espaço socializador de informação é muito relevante. E aqui podemos discutir bastante sobre a arte de inovar na educação, além de entendermos o papel das instituições nesse processo e na busca por uma educação de qualidade".
Publicado em Regional na Edição Nº 16151
Comentários