São Luís - Com uma cerimônia exclusiva para convidados, o Sistema FIEMA comemora na próxima segunda-feira (31), às 19 horas, o aniversário de 45 anos do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) no Maranhão. A entidade, que integra o Sistema FIEMA juntamente com o SENAI, SESI e a própria Federação das Indústrias, é responsável por intermediar a relação entre universidade e setor produtivo, identificando e encaminhando talentos, além de capacitar executivos.
Por ocasião da solenidade, serão homenageados cinco personalidades que contribuíram para a construção e desenvolvimento do Instituto no Estado, além de anunciados os vencedores do Prêmio IEL – Melhores Práticas de Estágio, que premia as empresas, instituições de ensino e estagiários por seus desempenhos na área.
Também está na programação o lançamento do livro PSAI Maranhão – As Cores da Inclusão, publicação apoiada pelo IEL-MA, que conta a história do programa de qualificação profissional de pessoas com deficiência no Estado do Maranhão, capitaneado pelo SENAI, e que oportuniza a inclusão no mercado de trabalho.
“Este é um ano de comemorações do nosso Instituto no Maranhão e nosso foco é atender cada vez mais indústrias no Estado, interiorizando as ações, como fizemos em maio, com a instalação do escritório do IEL em Imperatriz, o primeiro fora da capital”, enfatizou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez das Neves, que também preside o Conselho Regional do IEL no Maranhão. Ele e o superintendente regional do Instituto, Marco Antonio Moura da Silva, serão os anfitriões do evento, a ser realizado na Casa da Indústria Albano Franco.
Ainda para 2015, o IEL tem programadas duas grandes ações, que serão realizadas em outubro, durante o Indústria de Talentos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Uma delas é a 2ª Feira das Profissões para Indústria, uma exposição onde as empresas industriais maranhenses apresentarão suas maiores demandas de mão de obra, assim como as oportunidades de trabalho existentes, visando aproximação mais eficaz com os alunos. A outra ação é a 9ª edição do Encontro Maranhense de Estágio, que contempla um ciclo de palestras direcionadas ao desenvolvimento de competências, com temas relacionados a estágio, carreira e mercado de trabalho.
Histórico - O IEL foi instalado no Maranhão um ano após a criação do IEL Nacional e ganhou esse nome para homenagear o empresário mineiro Euvaldo Lodi, que teve extensa atuação tanto na iniciativa privada como na área pública, trabalhando pelo desenvolvimento industrial do País.
No Maranhão, a entidade atua no desenvolvimento empresarial, carreiras e estágios, pela via do Programa de Educação Executiva, além de prestar consultorias voltadas para gestão das empresas. Ainda faz parte das atribuições do IEL-MA, a seleção de talentos, realizada pela intermediação de estágios e também pela seleção de futuros colaboradores.
Comentários