O gerente regional executivo do Ibama em Imperatriz, Marco Miranda, informou ontem relatório final da fiscalização da chamada Operação Piracema, feita pelo órgão no período de 20/02/2018 a 26/02/2018, em que é proibida a pesca profissional nas bacias do rios Tocantins e Araguaia, no trecho compreendido entre os municípios de Estreito/MA e Esperantina/TO.
A operação contou com a participação dos agentes do Ibama lotados na Gerência de Imperatriz e com o apoio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
Para Marco Miranda, a fiscalização foi bastante positiva e lamentou que mesmo sabedores da necessidade de não pescar profissionalmente neste período para que seja feita a reprodução do pescado, muitos continuam fazendo a pesca e, com isso, estão prejudicando a eles próprios, pois daqui a alguns anos o pescado, que já é difícil, vai se tornar ainda mais escasso, pois não é respeitado o período da desova.
"Fizemos a fiscalização e apreendemos diversos materiais usados pelos pescadores, contudo a gente fica triste com esta falta de respeito á proibição neste período em função de que a piracema é um período que os peixes têm para suas reproduções, o que garante a continuação de peixes para a sobrevivência do próprio pescador", disse ele.
Marco Miranda relata que durante a OPERAÇÃO PIRACEMA foram apreendidos:
- 155 redes de pesca, correspondente a 3.195 mts lineares
- 06 cordas espinhel, com 470 mts de comprimento total
- 02 tarrafas com malha de 35mm de 2,5 mts de comprimento cada
- 16 kg de peixes, que foram doados a instituições de caridade (Lar São Francisco; Ampare e Vila João 23)
- 01 facão
- 01 aparelho celular LG simples, modelo LG-B220
- 01 lanterna cor preta
Ministro
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, deverá estar em Imperatriz no próximo dia 9, quando participará do encerramento do curso de resíduos sólidos que está sendo promovido na cidade e que é de suma importância para o setor.
Comentários