São Luís - Gestores e servidores das unidades de saúde vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES) participaram, nessa terça-feira (6), da II Oficina de Qualificação de Grupos de Trabalho Humanizados (GTH) dos Serviços de Saúde. O encontro foi realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM). Reuniu médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas e servidores que trabalham nas recepções das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais.
A coordenadora do GTH do Hospital Estadual de Alta Complexidade Carlos Macieira, Ana Cleide Carneiro Lima, explicou que a oficina reuniu equipes multidisciplinares para avaliar o trabalho desenvolvido este ano e planejar novas ações de humanização para 2012. “Queremos trabalhar as relações interpessoais entre os servidores para acolher de forma humanizada os pacientes que chegam às nossas unidades”, disse.
Estavam presentes os servidores do Hospital Carlos Macieira, das UPAs da Cidade Operária, Itaqui-Bacanga, Parque Vitória, Vinhais, Coroatá e hospitais da rede estadual. “Esta oficina dá prosseguimento ao nosso trabalho de mudança do sistema de saúde, agora centrado no cidadão. Vamos trabalhar para que gestores, trabalhadores e usuários possam discutir e buscar melhores condições de trabalho e no Sistema Único de Saúde (SUS)”, justificou a palestrante Luciana Mesquita de Abreu, terapeuta ocupacional e mestra em Saúde Pública e Consultora do Ministério da Saúde (MS).
A diretora da UPA do Itaqui-Bacanga, Ana Eugênia, lembrou que levar o trabalho de humanização para dentro das unidades reflete na melhoria dos serviços. “O paciente que chega às unidades devem ser atendidos de forma humanizada para que possa se sentir valorizado. Esta é nossa obrigação e precisamos fazer do Maranhão uma referência em humanização das unidades de saúde”, enfatizou. (Concita Torres)
Publicado em Regional na Edição Nº 14270
Comentários