O Hospital São Francisco (HSF), comandado pelos médicos Gilson Kyt e Tadeu Coutinho, comemorou ontem (1º) 25 anos de atividades no município de Ulianópolis (PA), que fica a 400km de Belém. Para celebrar a data, foram realizados alguns eventos com a presença dos diretores e funcionários do hospital, autoridades, empresários e moradores da cidade que contribuíram direta ou indiretamente para a construção do empreendimento hospitalar.
Após um café da manhã, realizado no Centro de Convenções, a comitiva de convidados visitou o HSF, quando todos tiveram a oportunidade de conhecer detalhes das instalações do hospital, localizado no centro da cidade, guiados pelos diretores da instituição, doutores Gilson Kyt e Tadeu Coutinho.
Em seguida, a comitiva visitou a área de 48.400m, onde está sendo construída a Casa de Afeto Conviver, que deverá ser inaugurada no final de 2019 e atenderá cerca de 60 idosos, sendo que alguns até poderão morar no local. O terreno foi doado ao Instituto São Francisco pelo casal pioneiro de Ulianópolis Zandino Uliana e Sra. Ana Bergamin Uliana (Ulianópolis vem do sobrenome da família capixaba Uliana). “Me sinto muito feliz em ter doado este terreno para a realização de uma grande causa. Eu vi uma bela experiência neste sentido no Espírito Santo e fiquei me questionando por que não fazer o mesmo em nossa cidade? Aí, para a minha felicidade, encontrei os doutores Gilson e Tadeu, que já estavam com este propósito de construir a Casa de Afeto Conviver e deu tudo certo”, disse, emocionado, o Senhor Zandino, de 86 anos de idade.
Por ocasião da visita dos convidados à área do futuro Centro de Convivência, os diretores do HSF e autoridades assentaram, simbolicamente, tijolos numa parede improvisada para retratar o empenho de todos com o início da construção daquela importante obra social, que tem como objetivo oferecer aos idosos condições de vida que atendam suas reais necessidades e que melhorem sua autoestima, além de promover convivência afetuosa entre eles, a natureza e a sociedade. “Isto aqui é um sonho que está se tornando realidade. Esta Casa de Afeto Conviver não é nossa. Ela é de todos. Aqui terá a contribuição de todos os moradores de Ulianópolis e atenderá idosos não só do município, mas também de municípios vizinhos”, destacou o Dr. Gilson Kyt.
“O nome do nosso Instituto é também São Francisco, porque seguimos o que ele disse: ´É Dando que se Recebe`. Mas na realidade nós recebemos primeiro este apoio há 25 anos, quando fomos bem acolhidos em Ulianópolis e agora estamos apenas retribuindo à comunidade local o carinho e o apoio que todos nos deram quando aqui chegamos bem jovens, mas determinados a construir o Hospital São Francisco”, afirmou o diretor do HSF, Tadeu Coutinho.
Em seguida, diretores do hospital e convidados voltaram ao Centro de Convenções, onde ocorreu uma cerimônia em comemoração aos 25 anos do Hospital São Francisco. Comandada pelo cerimonialista imperatrizense Francisco Brandão, a solenidade foi aberta com uma oração feita pela funcionária do hospital, Janilza Miranda.
O evento contou com a presença dos diretores do Hospital São Francisco, Dr. Gilson Kyt e sua esposa, Dra. Iulha Kyt; Dr. Tadeu Coutinho e sua esposa Dra. Edna Coutinho; Dra. Heloísa Guimarães, Secretária Adjunta de Saúde do Estado do Pará; da vice-prefeita de Ulianópolis, Luciana da Silva Ginelli Braga; do deputado estadual Sidney Rosa, no ato representando a Assembleia Legislativa do Estado do Pará; o casal Zandino e Ana Bergamin Uliana; a Dra. Marileide do Nascimento, diretora da 5º Centro Regional de Saúde; a secretária municipal de Saúde, Joseane Martins; o presidente da Câmara de Vereadores de Ulianópolis, Pedro Nilson, além de funcionários do hospital, empresários e outros convidados.
Na ocasião, foi apresentado um vídeo contando a história dos 25 anos de fundação do Hospital São Francisco. Depois, em seus discursos, os diretores do HSF destacaram a luta que empenharam em todos estes anos para construir e colocar em funcionamento o hospital, que hoje gera cerca de 100 empregos diretos, fora os médicos que atuam na instituição.
As autoridades parabenizaram a iniciativa dos médicos Gilson e Tadeu, a ação visionária demonstrada há 25 anos e a garra e a determinação deles e da equipe, para levar atendimento de qualidade à população de Ulianópolis, com alta tecnologia em equipamentos hospitalares. Após o encerramento protocolar da cerimônia, foi servido um almoço para todos os convidados.
O Hospital
Em 1982, dois jovens médicos amigos, Gilson e Tadeu, com a ajuda e a colaboração de toda a comunidade de Ulianópolis, decidiram construir o primeiro hospital daquela pequena cidade, que nascia às margens da rodovia Belém-Brasília.
Numa época de bastante dificuldade, como a inexistência de uma rede de energia elétrica e distância de 210km de um grande centro mais próximo, cada morador ajudou da forma como pôde: com a doação de madeira, de material de construção, mão de obra e através de palavras de estímulo e agradecimento. Hoje, o hospital presta atendimento nas diversas áreas da saúde, com profissionais experientes e capacitados visando o bem-estar da população de Ulianópolis.
O Instituto São Francisco, responsável pela gestão do Hospital São Francisco, é uma Associação Civil Sem Fins Econômicos certificada pela Portaria nº 180, de 2 de março de 2016, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, como Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS), e prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
Expandindo ainda mais o objetivo de assistência social, o Instituto São Francisco agora também será o responsável pela gestão do abrigo/Casa de Afeto Conviver. (Lima Rodrigues, de Ulianópolis-PA)
Comentários