Com o tema "Na alegria da folia do Carnaval salve vidas. Doe sangue!", foi aberta oficialmente, nessa segunda-feira (28), a Campanha de Carnaval 2013 promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). "Neste período de festas carnavalescas, o número de doadores tende a cair em até 50%. A campanha é uma forma de precaução para que tenhamos bolsas de sangue suficientes para atender às urgências Carnaval", explicou a coordenadora do Departamento de Captação de Doadores da Hemomar, Maria do Socorro Ferreira.
A campanha de captação de sangue será estendida até o dia 11 de fevereiro. Além da coleta no Hemomar, a Unidade Móvel estará percorrendo o Socorrão II, Alumar, o município de Coroatá, Empresa Vale, Segep e Praça Deodoro. "Esperamos, mais uma vez, contar com a solidariedade e a sensibilidade dos maranhenses para que possamos fazer um estoque de sangue necessário para suprir a necessidade neste período de festa momesca", reafirmou Maria do Socorro Ferreira.
Muitos voluntários compareceram neste primeiro dia da campanha. Antônio de Jesus Reis Filho, 34 anos, mora no Calhau e sempre faz doações voluntárias no Hemomar. "A doação de sangue é uma ato de solidariedade muito grande porque contribui para salvar a vida das pessoas que estão nos leitos de hospitais precisando", disse.
Doador há mais de 10 anos, Hélio Fernando Costa Ferreira fez sua primeira doação direcionada a um amigo e depois tornou-se voluntário. "Se todos tivessem a consciência de ajudar o próximo com ações simples e importantes como a doação de sangue, o mundo seria bem melhor", ressaltou.
Maria Domingas Araújo, 28 anos, fez sua primeira doação nessa segunda-feira direcionada ao seu pai, que está internado no Hospital Presidente Dutra. "Agora vejo a importância da doação de sangue para salvar a vida das pessoas".
Para doar sangue - É imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 67 anos e pese no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original.
Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Para maiores informações, o doador pode ligar para o Setor de Captação de Doadores - 3216 1134 ou Disque Sangue (0800-280 6565).

Confira o calendário de doações
na Unidade Móvel

DataLOCAL (Unidade Móvel de Coleta)29/01Socorrão II30/01Alumar1e 2/02Município de Coroatá5/02Vale (Anjo da Guarda)6 e 7/02Segep (Secretaria de Estado de Gestão e Previdência)8/02Praça Deodoro