Coordenador do GTA, Delcimar Oliveira, entrega certificado de conclusão de curso para formando
Autoridades compõem mesa de honra da formatura do IX Curso de Operações Aéreas

Treze agentes, entre policiais militares, civis e bombeiros se formaram no IX Curso de Operações Aéreas (COA) do Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA/MA). A cerimônia de encerramento do curso, realizada na noite desta quarta (28), no hangar do grupo, reuniu autoridades da segurança pública, integrantes do GTA, familiares e amigos dos formandos.

A solenidade foi presidida pelo secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, representando o secretário de Estado da Segurança Pública, Marcos Affonso.
Em seu discurso, o coronel Antonio Roberto felicitou os formandos, enfatizando o nível de capacitação que eles receberam: “os concludentes estão de parabéns, esse é um momento de muita alegria para todos nós. O curso tem um nível extremamente alto e conseguir concluí-lo é motivo de orgulho. Tenho certeza que os novos agentes irão honrar o cargo e atuar com empenho na segurança aérea”, disse.
O coordenador do GTA, Delcimar Oliveira, relembrou aos formandos os diversos momentos pelos quais o grupo passou até a formatura. “É uma satisfação apresentar os novos falcões. Durante toda a jornada e treinamentos do COA vocês foram capacitados para realizar um serviço de excelência. Vocês estão de parabéns”, finalizou.
Na solenidade, os formandos foram apresentados e receberam os certificados, placas e brevês, que atestam a capacitação recebida e os autorizam para operações aéreas de segurança.
Os três primeiros colocados tiveram uma posição de destaque durante a cerimônia. O primeiro lugar ficou com o investigador da Polícia Civil do Maranhão, Luis Antonio de Andrade Barroso; o segundo, com o investigador da Polícia Civil do Tocantins, David de Paula Junior; e o terceiro, com o bombeiro da Polícia Militar do Piauí, Juarez Mendes de Sousa Filho.
Para Luis Antonio Barroso, a primeira colocação foi uma boa surpresa. “Fiquei admirado, não estava esperando por isso. O curso teve muita gente boa, apta e qualificada. Ficar em primeiro, representa o reconhecimento do nosso trabalho. Agora a expectativa é poder atuar o mais breve possível com o GTA”, concluiu.
Além do coronel Antonio Roberto e do comandante Delcimar Oliveira, participaram da solenidade o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Gomes Costa; a delegada geral da Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende Menezes; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alves da Silva, representando o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Zanoni Porto; e ainda o capitão Fernando Curvo, da Força Aérea Brasileira.

Homenagens

Durante a cerimônia, o ex-secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, recebeu das mãos do coordenador do GTA, Delcimar Oliveira, uma placa especial, com a inscrição Falcão 1, em homenagem pelos serviços essenciais prestados ao grupamento.
“Considero o GTA como um filho, estive presente desde os primeiros momentos do grupo, e fico feliz com o reconhecimento nacional que o GTA tem hoje no serviço de aviação de segurança pública, e pelo relevante serviço que realiza no estado”, disse Aluísio Mendes, em agradecimento. Também foram homenageadas com comendas do GTA outras autoridades de segurança pública presentes.

Curso de Operações  Aéreas – COA
Durante 45 dias de aprimoramento, policiais militares, civis e bombeiros dos estados do Maranhão, Amazonas, Piauí, Tocantins e Acre, foram capacitados, através de instruções para ações de resgate, salvamento e operações aéreas de combate a diversas modalidades de crime.
O curso foi desenvolvido em quatro módulos (rústico, técnico, tático e aéreo), onde foram abordados temas como salvamento aquático, tiro embarcado e tático, técnicas de abordagem, noções de sobrevivência em selva, técnicas de armamento e munição não letal, APH - atendimento pré-hospitalar, aeromédico, entre outros.
O coordenador adjunto do GTA, capitão Anselmo Azevedo, explica que o processo de seleção e formação dos agentes é bastante criterioso. “O nosso curso exige um padrão técnico muito alto, a capacitação tem várias fases. Mas após a formação, os agentes estão aptos a operar em todo o país, com um excelente e completo nível de conhecimento técnico na área”, afirmou.
A demanda pelo COA foi bastante elevada. A fase de seleção contou com a pré-inscrição de mais de 80 candidatos, que foram avaliados em fases médica, física, psicológica e específica de tiro. Desse total, 33 iniciaram o curso e 13 se formaram.
Com a conclusão do curso, os formandos de outros estados irão integrar os respectivos grupamentos aéreos das localidades de origem. E os alunos maranhenses irão compor o quadro permanente do GTA/MA.

O GTA

O Grupo Tático Aéreo do Maranhão, que completa 18 anos de existência em agosto, exerce atividades de resgate, salvamento e policiamento aéreo. Atua em ações de saúde, como translado de enfermos, busca e salvamento de pessoas em locais de acidente ou acesso difícil. Além de operar também no combate às drogas e assaltos a bancos no interior do estado.
Na estrutura material, o grupamento é composto por três helicópteros, sendo um modelo EC145, considerado uma das aeronaves mais modernas do mundo na atividade de segurança pública, com capacidade para dois pilotos e oito combatentes; e dois modelos Esquilo, que comporta dois pilotos e quatro combatentes; possui também dois aviões de pequeno porte, e 13 veículos próprios, sendo um deles um blindado.
Em toda trajetória, O GTA/MA já conta com mais de 20 mil horas de voo, sendo considerada uma das melhores e mais respeitadas unidades de aviação de segurança do país. Fato que, conforme explica o comandante Delcimar Oliveira, se deve à excelência na capacitação dos profissionais que trabalham no grupo. Vale ressaltar também que não há registro de qualquer tipo de acidente nas atividades executadas pelo grupamento. (Secom)