São Luís - A partir de agora, os estabelecimentos gráficos que atuam no mercado local terão que atender a nova sistemática para credenciamento junto à Secretaria de Estado da Fazenda e aos procedimentos para solicitação de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF).
As novas orientações serão apresentadas em reunião a ser realizada, na quinta-feira (25), no auditório da Federação das Indústrias do estado do Maranhão (Fiema), às 9 horas. Podem participar da reunião todos os representantes gráficos que operam no mercado de impressão de documentos fiscais (NF).
De acordo com o gestor da área de AIDF da Sefaz, David Caldas Dutra, as gráficas terão que solicitar o credenciamento gráfico junto a sua representação a Associação Brasileira da Indústria Gráfica/Regional do Maranhão (Abigraf), que atestará as condições de funcionamento do estabelecimento e informará estes dados à Sefaz. Os dados deverão ser enviados via sistema, pela internet, possibilitando a interface da entidade com a rede da fiscalização estadual.
Com a nova sistemática, tanto o credenciamento gráfico como as Autorizações para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) serão pleiteadas via internet por meio da central de atendimento remoto SEFAZNET.
Para formalizar este acordo, será celebrado Protocolo entre a Sefaz e a Abigraf para implantação da AIDF e credenciamento gráfico por sistema eletrônico, visando promover a modernização de procedimentos e proporcionar maior segurança na autorização para confecção de documentos fiscais.