O Governo do Maranhão e o governo federal estão fechando uma parceria para o incremento do turismo no estado. A secretária de Estado de Turismo, Delma Andrade, representando o governo do estado, apresentou esta semana durante audiência com o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, em Brasília, projetos para fomentar o setor no estado.
Dentre os pleitos, apoio à infraestrutura turística e à promoção da Rota das Emoções, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Delma também solicitou a implantação do Observatório do Turismo, iniciativa da Secretaria de Estado Turismo (Setur) para traçar o perfil do fluxo turístico do estado.
A secretária ressaltou que o turismo é uma das ferramentas de incremento econômico. “O Governo do Maranhão vê o turismo como um grande propulsor do desenvolvimento do estado. É por meio deste segmento que, também, poderemos aquecer a economia local e mudar a vida de muitos maranhenses”.
“Medidas como a retomada da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável [ADRS], da Rota das Emoções, e o incremento das ações de infraestrutura turística nas cidades que compõem os três polos prioritários desse projeto, mostram que o Maranhão sai, mais uma vez, na vanguarda para o desenvolvimento do turismo do Nordeste”, ressaltou Delma Andrade.
Durante a audiência, o ministro destacou que reuniões entre as equipes técnicas do Ministério do Turismo e do Governo do Estado são essenciais para a execução das ações. “O secretário nacional de Infraestrutura, Neusvaldo Pereira Lima, tem muito a acrescentar aos projetos para o Maranhão. Sabemos que a capacidade das duas equipes trará bons resultados para o turismo brasileiro”, afirmou o ministro.
A oportunidade também serviu para que o ministro confirmasse sua participação no 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que será realizado em São Luís, de 24 a 27 de fevereiro, pelo Governo do Maranhão e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).
Observatório do Turismo
O Observatório do Turismo vai possibilitar que, em conjunto com a academia, a Setur reúna as principais estatísticas do setor dentro do Estado, por meio da realização de pesquisas de fluxo, de mercado, de eventos festivos e religiosos, bem como os desembarques em aeroportos maranhenses. “Será um canal de informação e difusão dos estudos sobre o Turismo no Maranhão”.
Comentários