A iniciativa inédita e pioneira do Governo do Maranhão de capacitar alunos na faixa etária entre 18 e 24 anos para que possam alcançar domínio funcional das línguas inglesa, francesa e espanhola está virando realidade para mais um grupo de 60 estudantes que embarcarão por um período de três meses para os Estados Unidos e Canadá, na segunda quinzena de agosto.
Com o objetivo de promover um contato mais direto com o destino dos estudantes, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) promoveu uma reunião esta semana com o grupo. Além dos futuros intercambistas, também, estavam presentes o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada; a assessora de Assuntos Internacionais, Fabiana Moura; e o diretor de Pesquisas da Prefeitura de Boston, Álvaro Lima.
O diretor de Pesquisas pontuou que o órgão está empenhado em contribuir com a formação dos estudantes. “A prefeitura tem uma parceria com a Secti e nós queremos ajudar para que eles aproveitem o máximo a estada em Boston. Estamos estabelecendo, além do ensino da língua, um horário para que eles possam fazer visitas conhecendo órgãos, organizações não-governamentais e um pouco mais da cidade”, pontuou.
Para a estudante de Engenharia Elétrica Priscila Lima Rocha, faltando poucos dias para o embarque, as expectativas são as melhores possíveis. “Me inscrevi com o intuito de melhorar e me aperfeiçoar na língua. Eu vi no programa uma grande oportunidade de aprender o inglês e ter esse intercâmbio cultural que é muito importante”, enfatizou.
Segundo Thaís Isabelle, estudante de Direito, essa é uma experiência única. “Acredito que esse programa só vem a acrescentar, não só na parte linguística, mas que vai trazer um desenvolvimento cultural gigantesco na minha vida”, destacou Thaís.
“O Cidadão do Mundo é um programa bem-sucedido, cujo objetivo fundamental é democratizar o acesso e a oportunidade de intercâmbio internacional aos estudantes que são egressos da escola pública de ensino médio. Neste sentido, ele é um marco por ser o primeiro programa de intercâmbio internacional do Governo do Estado para os estudantes maranhenses”, relatou o secretário Jhonatan Almada.
Thaís e Priscila se somam a mais de 50 estudantes que embarcam na segunda quinzena de agosto, por um período de três meses, para os Estados Unidos e Canadá. Na primeira etapa, foram beneficiados um total 23 alunos, que participaram do Curso de Imersão em línguas, dos quais 17 seguiram para a Buenos Aires, na Argentina, e seis para Montpellier, na França. Para o ano de 2017, estão sendo ofertadas 70 vagas, sendo 10 para francês, 30 para inglês e 30 para espanhol.
Além dos alunos egressos do ensino médio da rede pública, podem se candidatar alunos de instituições de ensino vinculadas a entidades para estatais ou à fundação sem fins lucrativos. Os alunos interessados devem se inscrever por meio do edital já disponibilizado no site da secretaria no endereço www.secti.ma.gov.br, as inscrições permanecem abertas até o dia 23 de julho.
Outros requisitos exigidos é que o candidato tenha nacionalidade brasileira, idade entre 18 e 24 anos completos no momento da inscrição, ter obrigatoriamente realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estar matriculado e frequentar, há pelo menos um ano, instituição de ensino superior no Maranhão e ter obtido ao longo do ano imediatamente antecedente à inscrição no programa, aprovação com média acima da nota sete, ou equivalente, em todas as matérias cursadas.
“A novidade deste ano é que tornamos opcional a participação no curso de imersão para aqueles jovens que estão no interior do Estado e que tenham dificuldade de se deslocar para São Luís. Estes alunos poderão realizar apenas a prova de conhecimento da língua”, acrescentou Almada.
Publicado em Regional na Edição Nº 15646
Comentários