No encontro com a presença do secretário da Sejap, os empresários puderem conhecer os avanços no sistema prisional

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), realizou na noite da última quinta-feira (13), na Associação Comercial do Maranhão, uma das primeiras ações alusivas à programação da XVI Semana do Encarcerado. Denominado de “Momento com os Empresários”, o encontro teve como objetivo apresentar ao público investidor os avanços feitos no sistema prisional nos últimos meses, e também atrair outros colaboradores para fazerem parte do quadro.
No evento foram apresentadas as vantagens de ter um egresso trabalhando em uma empresa privada. Além do contexto social que é inserir o interno na sociedade, o empresário passa a ter algumas bonificações como a redução de impostos. A Sejap já tem colaboradores bem atuantes, como é o caso do empresário Márcio Irineu, que é proprietário de cursos profissionalizantes e colabora dentro do sistema prisional há pelo menos oito meses, contribuindo, assim, para a ressocialização de egressos.
“Já ministramos cursos em quase todas as unidades prisionais da capital, faltando apenas a Penitenciária Feminina, no Complexo de Pedrinhas. O nosso intuito é expandir os cursos para todos os presídios do estado. Nesses meses, dos quais nos tornamos parceiros, cerca de 50 internos concluíram os cursos e receberam seus certificados. O fundamental é que quando eles saírem dos presídios terão um norte, saberão onde procurar  um emprego”, relata o empresário que prestigiou o evento.
A coordenadora da Supervisão de Trabalho e Renda da Sejap, Grazielle Barcellar, disse que a intenção do evento foi sensibilizar os futuros colaboradores e aumentar o número de internos ou egressos que trabalham atualmente em empresas parceiras do governo estadual, que hoje já são mais de 180 trabalhadores. “Esse momento com os empresários é um reconhecimento das parcerias existentes, e também se torna a oportunidade de abrir possibilidades para novas parcerias”, lembra a supervisora.
No evento esteve também a presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Luzia Helena Fonseca Rezende, que, em algumas palavras, falou da importância da conscientização dos empresários em relação ao apenado. A presidente é uma das colaboradoras dos projetos realizados nos presídios maranhenses, e disse que, “além de contribuir, motiva os empresários a colaborar”; pensamento este também compartilhado pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Fróz Sobrinho.
Coordenador da Unidade de Monitoramento Carcerário do TJ-MA, o magistrado observou que “o empresário não deve focar somente em seus próprios interesses, e sim na ajuda que estará dando ao interno para se ressocializar”. O secretário da Sejap, Murilo Andrade de Oliveira, também prestigiou o evento, e frisou em discurso que “o governo Flávio Dino tem investido no trabalho e na educação dentro dos presídios porque acredita que são os caminhos mais eficazes para reintegrar os internos e egressos ao mercado de trabalho e, portanto, à sociedade”.