Secretária Laurinda Pinto recebe mulheres do Coletivo Fridas

O Governo do Estado, por meio da secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, recebeu na sala de reuniões da SEMU, o Coletivo Fridas e a defensora pública Ana Lourena Muniz, titular do Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais). Na pauta, elas pediram o apoio da SEMU na divulgação de uma campanha promovida pelo coletivo.
O Coletivo Fridas é um coletivo feminista independente, auto-organizado por mulheres de São Luís, sem qualquer vínculo político ou religioso. Juntas pretendem desenvolver a compreensão dos valores e direitos femininos, buscando equidade, seriedade e empoderamento das mulheres da capital através de atividades como: rodas de conversas, grupos de estudos, reuniões e projetos.
Na reunião com a SEMU, foi apresentada a campanha “Ciranda do Afeto”, que tem como objetivo arrecadar produtos de higiene pessoal para as mulheres que estão cumprindo pena no Presídio Feminino de São Luís. A secretária Laurinda Pinto mostrou as ações que a SEMU já desenvolveu no Presídio Feminino e outras que estão sendo acertadas em parceria com a SEJAP, como a cozinha industrial, onde a SEMU cederá todo equipamento para que as presas possam aprender e desenvolver uma nova atividade assim que cumprirem suas penas. A contrapartida da SEJAP serão os recursos humanos para desenvolver a atividade.
“A população do Presídio Feminino em São Luís é inferior a 300 mulheres, o governo Flávio Dino tem o firme propósito de aplicar as políticas públicas para essas mulheres que são cidadãs, cumprirem suas penas, mas que têm o direito de recomeçar suas vidas”, disse a secretária Laurinda Pinto.