O Governo do Maranhão recebeu essa semana a doação de um terreno na cidade de Estreito para construção de uma unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A doação foi realizada pelo empresário Mário Regatas, que cedeu ao Estado um terreno de dois hectares localizado às margens da BR-230 em sentido à cidade de Carolina.
Inicialmente, a equipe de engenharia da Secti vai realizar uma visita para verificar as condições do espaço e se atende às demandas do modelo pedagógico do Iema. As unidades do instituto têm por objetivo a oferta de educação pública com ensino médio concomitante com o ensino técnico profissionalizante em tempo integral.
Para construção da unidade do Iema em Estreito houve uma primeira doação realizada pela prefeitura, mas as negociações não seguiram por se tratar de um lugar afastado das importantes vias da cidade e com pouca acessibilidade. De acordo com o secretário da Secti, Jhonatan Almada, a implantação das unidades do Iema é o maior investimento em infraestrutura física da história da educação no Maranhão.
“O Governo do Estado está investindo R$ 240 milhões só na implantação das unidades plenas do Iema. Então realmente o governador Flávio Dino está investindo em educação, acreditando e apostando na juventude maranhense como o caminho mais viável para o desenvolvimento e crescimento do Estado”, explicou o secretário.
Com a construção dos Iemas, o Governo amplia a oferta de educação profissional técnica de nível médio no estado, oferecendo à sociedade infraestrutura, equipamentos e pessoal para o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, respeitando as necessidades locais e prioridades estratégicas do Maranhão.