Definido o local de funcionamento da unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Colinas. Foram dois hectares de terra doados pela prefeitura do município à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), representada, no ato, pelo adjunto da pasta, Jhonatan Almada. A solenidade, ocorrida no sábado (8), contou com a presença do governador em exercício, Carlos Brandão, além de representantes do município, governo e a população.

O Instituto, que levará educação técnica integrada ao ensino médio em tempo integral, é uma das principais ações do governo Flávio Dino. Ao todo serão 23 unidades do Iema contemplando todas as regiões maranhenses. Destas, três já iniciam aula em fevereiro – é o caso de São Luís, Bacabeira e Pindaré-Mirim. E os alunos não precisarão fazer provas para entrar no Instituto, é o que garante o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, que adiantou, ainda, que o estudante devidamente matriculado concluirá, simultaneamente, uma Habilitação Profissional Técnica e o Ensino Médio.
“É muito fácil fazer uma escola de excelência selecionando os estudantes com o melhor desempenho. Não queremos isso. O governo Flávio Dino quer garantir a mesma oportunidade para todos. De modo que, o nosso desafio está em fazer uma escola de excelência com alunos em diversos níveis de conhecimento”, afirmou.
O Iema conta com projeto pedagógico próprio, além de estrutura diferenciada com salas climatizadas, ginásio poliesportivo, auditório, laboratório, área de vivência e refeitório, infraestrutura necessária para melhor atender a demanda estudantil dos municípios que não dispõem do ensino profissionalizante público.