Secretário Diego Galdino como o prefeito Ubiratan Jucá; secretário adjunto da Sectur, Hugo Veiga; e secretário de Cultura e Turismo de Carolina, Antônio Lucena, durante encontro em Carolina

O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, e o adjunto de Turismo, Hugo Veiga, iniciaram uma série de reuniões institucionais e visitas técnicas à Chapada das Mesas, no Sul do Maranhão. O objetivo é discutir, com representantes do poder público e da iniciativa privada, medidas que ajudem a desenvolver o turismo na região.
A primeira reunião na área da Chapada das Mesas foi realizada, nessa quinta-feira (16), no município de Carolina, com o prefeito Ubiratan Jucá e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Antônio Lucena. “A nossa intenção é ficar cada vez mais próximo dos municípios que alavancam o turismo no Maranhão, pois, somente assim, teremos a real dimensão das necessidades e potencialidades de cada uma dessas localidades”, destacou o secretário Diego Galdino.
O prefeito Ubiratan Jucá afirmou que o apoio do Estado aos municípios é importante para fortalecimento das ações na área do turismo, integrando cada vez mais o Maranhão. “Sinto uma aproximação mais efetiva do Governo do Estado, com a realização de ações efetivas para a nossa região”, pontuou.
Juntamente com o polo dos Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e São Luís, o polo da Chapada das Mesas é um dos mais importantes para o Turismo no Maranhão. Nesta sexta-feira (17), a comitiva da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) segue para o município de Riachão e, no sábado (18), para Estreito. Outros locais receberão visitas técnicas da comitiva da Sectur nos próximos meses.

Mais Qualificação

A partir de outubro, a Sectur vai dar início a um ciclo do Programa Mais Qualificação e Turismo nos principais polos turísticos do Maranhão. A primeira região a receber os cursos voltados para a capacitação de mão de obra do turismo será a Chapada das Mesas, seguida por São Luís, Lençóis Maranhenses e Delta das Américas.
“Estamos focando na melhoria contínua da prestação de serviços, que é a base da atividade turista. Vamos realizar os cursos respeitando as principais necessidades de cada região”, explicou o secretário adjunto Hugo Veiga. 
A ação será colocada em prática por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), as Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Estadual (Uema), UemaNet, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).