Engenheiros e arquitetos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizaram, na segunda-feira (13), vistorias nos prédios onde funcionarão os Iemas em São Luís e São José de Ribamar. Na oportunidade, foram avaliadas as mudanças físicas que as estruturas devem receber para adequação ao modelo de outras instituições de ensino que estão dando certo.
O secretário Bira do Pindaré explicou que uma das diretrizes do governador Flávio Dino para a gestão estadual é o combate ao desperdício do dinheiro público e garantia da execução das políticas públicas com qualidade. Por esse motivo, foram determinadas as vistorias às unidade do Iema, para verificar as condições prediais, garantindo a infraestrutura necessária para funcionamento o pleno funcionamento das unidades do Iema.
Na capital, o Instituto funcionará no Colégio Maranhense Marcelino Champagnat, antiga sede do Colégio Marista (1949 – 2004), que conta com 265 estudantes. Como o prédio passou por reforma recente, pouco será mudado na estrutura para a adequação ao ensino integral. Serão feitas algumas intervenções, principalmente, para garantir a mobilidade, como o rebaixamento de bancadas nos laboratórios para cadeirantes e instalação de piso tático e identificação de espaços em braile para deficientes visuais.
O engenheiro mecânico Luís Gonzaga de Sousa participou da implantação de institutos estaduais, como os de Pernambuco e do Ceará, além de estudar o sistema de ensino integral da Europa. “Considerando as escolas que tenho visitado em outros estados, elas estão muito boas. Mas, além da estrutura física, existe também a capacitação dos professores para usar o material”, afirmou, ao vistoriar as instalações do prédio em São Luís.
Luís Gonzaga de Sousa e o representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia também visitaram o prédio do Iema em São José de Ribamar, com obras em fase de conclusão. Nessa terça-feira (14), foi feita a avaliação do prédio onde funcionará o Iema em Bacabeira.
Sobre o Iema
O Iema é uma iniciativa do governador Flávio Dino para oferecer ensino profissionalizante, médio, técnico e superior de qualidade. Na proposta de ensino, os estudantes terão aulas e atividades complementares alternadas durante toda a manhã e tarde. As mudanças visam garantir a permanência em sala de aula, bem como um melhor aproveitamento do aprendizado.
Para o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a discussão sobre territórios é mais um passo do governo do Estado no caminho para a construção de políticas que melhorem a vida das famílias do campo, reduzindo as desigualdades sociais no Maranhão, meta da gestão do governador Flávio Dino.
Também participaram da reunião o deputado Zé Inácio (PT); o presidente do Instituto Maranhense de Pesquisas Socioeconômicas e Cartográficas (Imesc), Felipe de Holanda; a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto; além de representantes de entidades dos movimentos sociais.
Comentários