O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, casa de cultura vinculada à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), juntamente com a Gemae (Grupo de Estudos em Memória, Arte e Etnicidade), realiza o Seminário Povos Indígenas, homenagem aos 20 anos de Darcy Ribeiro, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Centro Histórico de São Luís, a partir desta terça-feira (18), 15h, e prossegue até quarta-feira (19).
Nesta terça-feira (18), o evento contará com debates e palestras dos professores Adalberto Oliveira e João Damasceno, falando sobre o documentário 'A festa do Kãwi dos Ka'apor', a partir das 15h. Às 18h o evento abre exposição e projeção de fotografias sobre o cotidiano e o ritual de povos indígenas no Maranhão. Haverá também uma exibição de vídeo land art Arte e Resistência Indígena.
Já na quarta-feira (19), o evento fica por conta do coordenador Deusdédit Carneiro Leite Filho, diretor do Centro de Pesquisa de História e Arqueologia do Maranhão, falando sobre o etnólogo Darcy Ribeiro. Haverá, a partir das 15h, uma palestra de encerramento nomeada como 'A Antropologia de Darcy Ribeiro', ministrada pela professora Maria Elizabeth Coelho Bezerra.
O etnólogo Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, cidade ao norte de Minas Gerais no dia 26 de outubro de 1922. Cursou a faculdade de Medicina de Belo Horizonte entre 1929 e 1943. Nesse período iniciou militância no Partido Comunista do Brasil, militância da qual se afastaria nos anos seguintes.
Por sua iniciativa, foi inaugurado em 1953 o Museu do Índio, reconhecido pela Unesco como o primeiro museu do mundo com o objetivo de quebrar o preconceito contra o indígena e de difundir sua cultura. Nesse museu organizou, em 1955, o primeiro curso de pós-graduação em antropologia cultural realizado no Brasil. Em parceria com os irmãos Orlando e Claúdio Villas-Boas elaborou o projeto de criação do parque indígena do Xingu.
SERVIÇO:
O quê: Seminário Povos Indígenas;
Quando: Nesta terça-feira (18), a partir das 15h;
Onde: Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Praia Grande, Centro Histórico de São Luís;
Contato: Marcela Mendes, Ascom da Sectur - 99934 7289.
Comentários