Tomógrafo permite atendimento com maior agilidade e precisão para o diagnóstico de crianças

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem investido na saúde da criança em São Luís, oferecendo estruturas adequadas, equipe médica qualificada, equipamentos modernos e tratamentos específicos. Dentre as unidades de saúde que realizam esse acompanhamento especializado está o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. Além de receber investimento para reforma nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e pediátrica, o hospital conta agora com um tomógrafo para realização de exames.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o governador Flávio Dino tem dedicado atenção especial para promover melhorias na rede de atenção à saúde. “Estamos empenhados em realizar investimentos que possam contribuir para melhorar a vida das pessoas. As reformas e a aquisição de novos equipamentos somam-se às demais ações realizadas para a oferta de um serviço de qualidade e um atendimento humanizado para a população”, ressalta.
Com o tomógrafo instalado no Juvêncio Mattos, a rede estadual passou a contar com equipamento especializado no atendimento infantil. O tomógrafo funciona no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar). O equipamento tem capacidade para realizar 400 atendimentos mensais, e está possibilitando o atendimento de uma demanda reprimida de cerca de 120 pacientes. O tomógrafo serve tanto às crianças internadas no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos quanto às que realizam tratamento no Ninar.
Uma das especificidades do exame realizado no Ninar refere-se ao processo de sedação executado para facilitar o diagnóstico preciso nas crianças e evitar movimentos bruscos do paciente. A diretora administrativa do hospital, Andréa Moraes, conta como funcionava o atendimento antes da unidade receber o equipamento. “Antes tínhamos que pleitear vagas em outras unidades de saúde do Estado e o atendimento não era específico. Agora, temos a estrutura e o suporte adequado para oferecer às crianças”, destaca.
O tomógrafo disponível na unidade também beneficia as crianças do interior do estado, que buscam acompanhamento especializado em São Luís. A neuropediatra Patrícia Souza explica que o equipamento facilita o diagnóstico rápido e preciso. “O equipamento tem agilizado o nosso trabalho, pois aqui mesmo temos acesso aos exames e, assim, o paciente pode logo dar início ao tratamento”, diz.
Para Jéssica Gaspar, mãe de Ryan Felipe, de quatro meses, o tomógrafo vai facilitar o acompanhamento médico. “A estrutura que a gente tem aqui é muito boa e esse equipamento vai ser muito bom para as mães que precisam fazer esse exame e antes tinham que ir a outro hospital”, conta.

Estrutura
Além de investir na aquisição de equipamentos, o poder público estadual tem observado as estruturas das unidades de saúde. No Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, por exemplo, serviços de manutenção realizados recentemente contemplaram a recuperação do telhado e da rampa de acessibilidade, a pintura e também a reforma estrutural dos 22 leitos da UTI neonatal e dos oito leitos da UTI pediátrica.