O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), realiza, nesta segunda-feira (17), às 10h, a aula inaugural de cursos de capacitação profissional voltados para o polo coureiro de Ribeirãozinho, localizado na Região Tocantina.
Neste mês, serão iniciados os cursos de modelista de cabedais de calçados e confeccionador de artefatos de couro e sintético. Cada um com carga horária de 160 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, além de material didático, equipamentos, instrumentos, ferramentas e laboratório. Além de mais dois cursos, os de montador de calçados e costureiro de calçados, ambos com carga horária de 80 horas, que estão previstos para iniciar em dezembro.
A oferta de cursos complementa as ações em prol da capacitação da mão de obra local iniciada em julho deste ano, com a entrega da primeira escola voltada para a capacitação no ramo coureiro do estado, fundada como um Centro Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que foi entregue pelo Governador Flávio Dino.
A empresa paulista especializada na fabricação de botas e calçados infantis fabricados em couro, Tucson Boots, anunciou recentemente, que pretende instalar uma fábrica em Ribeirãozinho. Com início das operações previstas para janeiro de 2017, o local terá capacidade de produção de 400 pares de calçados/dia, e vai gerar 120 empregos diretos.
Distante a 35 km de Imperatriz, a região de Ribeirãozinho é considerada um dos maiores polos coureiro do Norte/Nordeste. Com quatro curtumes que, juntos, somam 1.500 postos de trabalho.
Com essas iniciativas, o Governo ajuda na elevação da produção, permitindo o aumento da qualidade e valor dos produtos, as quais são possibilitadas pela industrialização, feita de acordo com a vocação produtiva local e com estímulo ao pequeno produtor rural.