O Governo do Maranhão comemora o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, com valorização de quem faz o Maranhão acontecer todos os dias. Para celebrar a data, os servidores do Procon e do Viva tiveram acesso a cinema gratuito e a descontos em lojas do Shopping da Ilha, além de aproveitar uma programação especial de serviços e lazer.
Na última quinta-feira (27), os servidores da unidade sede do Viva, na Avenida Beira-Mar, e do Procon foram presenteados com uma sala de repouso, com sofás, almofadas, espaço para redes e jogos. O novo ambiente poderá ser utilizado nos horários de almoço e de descanso nos intervalos durante o expediente. Um ambiente semelhante também foi disponibilizado na nova mega unidade do Viva no Shopping da Ilha, com sofás, TVs e espaço para a sesta, a fim de humanizar o ambiente de trabalho e promover a redução do estresse do dia a dia.
Na sexta-feira (28), os servidores de ambos os órgãos participaram de uma sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante. Além disso, os servidores da unidade do Viva do Shopping da Ilha, a partir de agora, passam a ter descontos em 22 estabelecimentos dentro do shopping, entre restaurantes, serviços de estética, roupas e perfumaria. Também um acordo, firmado entre o Procon e a Academia Personal Group, garantiu descontos de até 25% para servidores do Procon.
Segundo o presidente do Procon e diretor geral do Viva, Duarte Júnior, valorizar o servidor público é uma forma de prezar pela qualidade do serviço público. “O Governo do Maranhão acredita no potencial dos seus servidores para transformar a realidade social do nosso Estado. Por isso investimos no bem estar dos nossos servidores, que estão na ponta do atendimento ao cidadão, a fim de assegurar a satisfação no trabalho e a qualidade do serviço prestado”, afirmou o diretor.
Durante todo o ano, os servidores do Viva e do Procon têm participado de diversas atividades de valorização promovidas pela Gerência de Relacionamentos Interpessoais (Ginter). Nos meses de agosto e setembro, as equipes das gestões de Desenvolvimento de Talentos Humanos (GDTH) e de Integração e Relacionamento Interno (Ginter) realizaram oficinas e cursos de capacitação e aperfeiçoamento nas unidades do Viva de Imperatriz, Balsas, Carolina, Açailândia, Pinheiro, São Bento, Viana, Chapadinha, Coroatá, Bacabal e Santa Inês. Todas as unidades serão contempladas até o final do ano com essas ações. Além disso, os servidores também receberam vacinação e participaram de eventos de lazer e confraternização.
“Para nós que somos servidores é muito gratificante perceber o interesse e a dedicação da gestão do órgão no qual trabalhamos em oferecer melhores condições de trabalho e oportunidades de aprender mais. Este ano, já foram realizadas capacitações com os coordenadores e servidores das unidades do interior do estado e melhorias na estrutura física, o que realmente proporcionou valorização e motivação. Com essas ações, o brilho no olhar dos servidores e a vontade de oferecer mais qualidade no atendimento ao cidadão aumentaram consideravelmente.”, afirmou Júlio Fernandes, servidor do Viva e gestor de Desenvolvimento de Talentos Humanos.
Expansão e melhores condições de trabalho
No início de 2015, o Procon contava apenas com cinco unidades e o Viva com 13. Atualmente, o órgão de defesa do consumidor mudou para uma sede mais confortável e com acessibilidade, e já contabiliza 29 unidades distribuídas pelos municípios do estado. O Viva hoje possui 23 unidades pelo Maranhão, todas com o mesmo padrão de qualidade e oferecendo melhores condições de trabalho para os servidores. A revitalização de ambos os órgãos tem sido norteada pelo projeto Diálogo com os Servidores, que promove a democratização da gestão, onde o gestor ouve as reivindicações dos servidores e busca soluções.
Ainda este ano, o Viva atendeu a uma antiga demanda dos servidores: o incremento da gratificação da Equipe Delta, responsável pelo apontamento das antenas nas unidades móveis, um reconhecimento do importante trabalho desenvolvido pela equipe em todo o estado. Outro importante reconhecimento, foi a abertura de um edital de gratificação para servidores efetivos que também proporcionou a valorização de 31 servidores por meio do acréscimo de gratificação de R$ 500 em folha para servidores interessados em trabalhar nos postos de atendimento do Viva, seguindo o critério de isonomia, análise do currículo e aproveitamento em curso de capacitação.
Comentários